Barriga de grávida: em quanto tempo ela volta ao normal após o parto? - Mais Abraços
  • Frete grátis acima de R$150 (Sul e Sudeste)
  • Pague em até 3X no cartão de crédito(acima de 150 reais)
  • Minha Conta
  • Meu chá
  • Assinatura

Barriga de grávida: em quanto tempo ela volta ao normal após o parto?

Barriga de grávida: em quanto tempo ela volta ao normal após o parto?

O seu bebê acabou de nascer e você já está preocupada em nunca mais caber naquela calça jeans de uns meses atrás? Saiba quando isso será possível

Por Marcela Bourroul

Se você acabou de ter um filho e já está preocupada em nunca mais caber naquela calça jeans de antes, muita calma nessa hora! Seu corpo passou por muitas mudanças nos últimos meses: sua barriga cresceu, a coluna se modificou para acomodá-la, você ganhou mais gordura corporal. Não é só porque o bebê deixou sua barriga que as coisas voltarão a ser como eram em alguns dias. Dê a si mesma cerca de nove meses (como se fosse mais uma gestação!) caso seu objetivo seja voltar ao que era antes.

O parto resulta na perda imediata de mais ou menos 5 quilos. Aí estão incluídos o bebê, a placenta e o líquido amniótico. Como o recomendado durante uma gestação saudável é engordar em média 9 quilos (para uma mulher que tem o índice de massa corporal normal), é fácil chegar a uma conclusão: tenha paciência com seu corpo. Além disso, perder 5 quilos de uma só vez vai deixar sua barriga com aspecto flácido e murcho. A pele e os músculos também precisam de um tempo para voltar ao lugar.

O útero, por exemplo, que fica com quase um quilo no final da gravidez, demora cerca de seis semanas para pesar os habituais 60 gramas se a mulher estiver amamentando (durante esse processo o corpo libera o hormônio ocitocina, que estimula a contração do útero). Amamentar, aliás, é uma ótima dica para a retomada da forma física: a produção de cerca de 850 ml de leite por dia gasta em média 750 kcal, quase o mesmo que uma suada hora de ginástica aeróbica.

Dietas e exercícios

Nos primeiros meses após o parto, especialmente se você estiver amamentando, esqueça dietas restritivas. O que você pode fazer é incluir mais alimentos nutritivos no cardápio e cortar as gorduras (doces e frituras, por exemplo).

Sabemos que a rotina das mães com recém-nascidos não é nada tranquila, mas tente se organizar nos primeiros meses para fazer caminhadas leves e alguns exercícios para tonificar a musculatura, em casa mesmo. Além de ajudar a emagrecer, essas atividades ajudam a afastar a depressão pós-parto.

Atividades físicas leves podem ser realizadas de duas a três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas após a cesárea, mas nunca se esqueça de conversar com o seu médico antes. A mesma dica serve caso você tenha alguma dúvida ou algo no seu corpo que esteja incomodando muito. Nunca tenha medo de tirar dúvidas com um especialista.

Fontes: E Depois do Parto?, Flávio Garcia de Oliveira, obstetra e ginecologista; A Bíblia da Gravidez, Wladimir Taborda e Alice Deutsch; Luiz Fernando Pereira Leite, obstetra.

Buscar