Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Mais Abraços // Terça-feira 4 Janeiro, 2022 // #disciplina, #educacao, #gentileza, #carinho
À comunicação não violenta entre pais e filhos dá-se o nome de disciplina positiva. A abordagem busca educar as crianças com firmeza e sabedoria, desenvolvendo senso de responsabilidade, autonomia, cooperação e respeito por si e pelos outros desde muito cedo.
As crianças pequenas não nascem sendo conscientes de que nem sempre podem ter tudo o que querem quando desejam, isso é algo que aprendem com o tempo. A disciplina positiva não só ajuda os seus filhos a desenvolverem tolerância à frustração, também ajuda a controlar os comportamentos inaceitáveis e a incentivar o bom comportamento.
A disciplina não é algo negativo e não se trata de um castigo. Os castigos físicos não são um bom método para disciplinar as crianças, o melhor é manter uma comunicação efetiva, a mesma que também ajudará a fortalecer a autoestima do seu filho.
Explique ao seu filho por que determinados comportamentos não são aceitáveis. Não é suficiente dizer “não”, diga-lhe o que você espera dele e por quê: há muita diferença entre dizer “não jogue as coisas” e dizer “não é bom jogar as coisas, pois você poderia atingir outras crianças por acidente e machucá-las”.
Por exemplo, imaginemos que estejam no parque e o seu filho se comporte inapropriadamente, então você pede que ele mude a sua atitude e lhe diz que, se ele não obedecer, terão que ir para a casa. Se o seu filho não escutar e persistir em um mau comportamento, cumpra a sua palavra. Às vezes cedemos para não ter que lidar com uma pirraça, mas tenha em mente que para que os filhos compreendam que o mau comportamento tem consequências, é importante que os pais sejam consequentes com as suas palavras e ações.
O reforço positivo dos bons comportamentos é uma ferramenta de aprendizado mais efetiva que as palavras negativas sobre um mau comportamento. Assim que o anime quando fizer bem as coisas e verá o incrível efeito que isto tem.
Se você sentir que está tendo problemas para estabelecer limites claros para o seu filho, fale com o seu pediatra para obter apoio e orientação.
Compartilhe: