Grávidas: 10 dicas para começar bem o dia - Mais Abraços
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Grávidas: 10 dicas para começar bem o dia

1. Ative o corpo

Ainda na cama, dê aquela espreguiçada. Alongar atenua as cãibras e dá mais disposição. Só cuidado para não exagerar e se machucar. Na gravidez, a mulher fica mais flexível e os ligamentos, mais frouxos.

2. Evite o enjoo

Bolachas de água e sal ou chá de gengibre podem ser consumidos ainda na cama e ajudam a combater o tão temido enjoo matinal.

3. Alongue as costas

Deite-se em um tapete, mantendo ombros e pés no chão. Ao inspirar, erga as costas e o quadril. Expire e desça devagar, soltando o ar.

4. Alongue a panturrilha

Com as mãos na parede, dobre a perna da frente e mantenha a de trás esticada, com o calcanhar no chão. Conte até 15 e troque.

5. Café da manhã

Deve ser variado e rico em nutrientes essenciais para mãe e bebê. O ferro, por exemplo, auxilia na produção de células sanguíneas. Já a fibra ajuda a reduzir o colesterol e a regular o intestino. Para contemplá-los? Suco de couve com laranja e aveia e duas fatias de pão integral com pasta de ricota. Dá para trocar o pão por tapioca ou quatro torradas integrais com geleia sem açúcar. Complete com uma salada de frutas, feita com banana, manga e abacaxi, que proporciona um bom mix de vitaminas. Veja outras dicas:
- Não há consenso sobre os efeitos do aspartame para gestantes. A melhor alternativa é trocar o açúcar por mel.
- Peito de peru e outros embutidos são cheios de sal, que faz inchar e leva à hipertensão. Invista no queijo branco.
- Prefira os cereais e pães integrais. Esses carboidratos complexos ajudam a controlar o peso e os níveis de açúcar.

6. 15 minutos de sol

Os raios solares ajudam a ativar a vitamina D (essencial para o desenvolvimento do bebê). Por isso, dedique ao menos 15 minutos diários ao banho de sol, antes das 10h ou depois das 16h.

7. Caminhada

Deve ser feita todos os dias. Pode começar curta, com duração de dez minutos, e chegar a 40. A intensidade? Moderada, ou seja, nem tão devagar que você não sinta o exercício nem tão forte que você não consiga conversar com quem a acompanha. Mas mantenha o corpo hidratado antes, durante e após os exercícios. Uma boa dica para variar o paladar é aromatizar a água com lima ou manjericão.

8. Hora do banho

Evite água quente, que provoca queda de pressão e resseca a pele. Para combater a acne, faça esfoliação até duas vezes por semana na hora do banho. Evite as estrias, passando creme hidratante no corpo todo até dez minutos após a ducha, para maior absorção. E fuja de produtos retinoicos ou com ureia. Escovar os dentes pode piorar o enjoo, por isso, o melhor é esperar uma hora após as refeições. Passado esse tempo, capriche na escovação, já que durante a gestação há uma tendência a inflamar a gengiva.

9. Coma de 3 em 3 horas

Lanches entre as refeições ajudam a evitar enjoos e a controlar a glicemia, o que afasta o diabetes gestacional. Uma boa opção é o iogurte desnatado, acompanhado de mel e castanhas.

10. Pronta para sair

Para ficar bem o resto do dia, invista em sutiãs reforçados e meias de compressão. Cerca de 15 minutos antes de sair, deite-se com as pernas para cima e, então, coloque a meia. Vale usar salto, mas só até 3 cm.

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