Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Mais Abraços // Quarta-feira 1 Dezembro, 2021 // #gravidez, #gravidas, #gestacao, #bebe, #seios, #mamilos
A gravidez é um momento de transição para os seios. Inclusive, se você não tem pensado muito nos seus desde a puberdade, é provável que esteja pensando neles agora que vai ter um bebê, pois os mamilos de grávida sempre serão distintos aos de uma mulher quando não está grávida.
Apesar do que os meios querem que acreditemos sobre os seios e o que representam, os seios estão essencialmente desenhados para suportar a vida, a existência dos nossos bebês, para ser claro. E, realmente, o que poderia ser mais importante?
Com o fim de produzir leite e adequar-se para o aleitamento, os seios precisam mudar a sua forma habitual. O tecido mamário é dinâmico, muda todo o tempo como resultado.
Sinto como se estivesse menstruada
Muitas mulheres descrevem as mudanças precoces nos seios durante a gravidez de forma similar aos sintomas pré-menstruais. Isto não é surpreendente, o aumento da sensibilidade das mamas e dos mamilos e a sensação de peso dos seios são devidos à influência dos mesmos hormônios. Porém, a diferença é que os sintomas pré-menstruais tendem a aparecer quando começa a menstruação, enquanto que as mudanças durante a gravidez continuam ao longo de toda a gestação.
Às vezes as mudanças mamárias são rápidas e ocorrem quase imediatamente depois da concepção. Em outras mulheres, as mudanças podem ser mais sutis e menos notórias. Cada mulher e, a sua experiência de gravidez, é diferente, por isso, a comparação não é de grande utilidade.Como cuidar dos seus seios durante a gravidez?
Irritação por calor durante a gravidez
Não é raro que as mulheres grávidas desenvolvam irritação na pele debaixo dos seus seios por causa do calor. Isto pode ser intensamente incômodo, especialmente se a irritação trouxer consigo coceira e dor. A causa mais comum disto é a fricção entre duas superfícies da pele, aumentando o calor e a transpiração.
Nos dias de calor, a irritação nos seios tende a ser pior. O suor agrava a situação e, ocasionalmente, uma infecção bacteriana pode se desenvolver na pele.
Se você sofrer desta irritação, tome banho pelo menos duas vezes por dia, lave a área irritada com sabonete suave não perfumado e seque-se ao ar. Leves toques, com uma toalha suave, ajudarão você. Se a irritação tiver algum cheiro, for dolorosa ou não melhorar com os conselhos anteriores, converse com o seu médico. Uma infecção bacteriana na pele precisa de creme antibiótico ou, às vezes, antibióticos orais.
Este artigo foi escrito por Jane Barry, enfermeira de saúde infantil, consultora de criação.
Compartilhe: