Como dormir durante a gravidez?

Sono na gravidez: como a gestação influencia

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 1 Dezembro, 2021 // #gravidez, #gravidas, #bebe, #sono

Conseguir uma boa noite de sono na gravidez pode ser difícil à medida que o corpo trabalha para desenvolver o bebê e se prepara para o parto. Encontrar uma posição ideal para dormir e se adaptar às mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Leia também:

Alimentação na gravidez: entenda a importância de ser saudável 

Vacinas e remédios na gravidez: o que saber antes de tomá-los

O que é bom para varizes? 

 

Durante o primeiro trimestre da gravidez, você pode descobrir que está dormindo mais do que o habitual. É a forma pela qual o corpo trabalha para nutrir o bebê. No entanto, isso não significa dormir bem, já que a pressão na bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz com que você tenha de se levantar inúmeras vezes para ir ao banheiro durante a noite.

O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, já que é provável que as náuseas e a fadiga tenham diminuído. Dessa maneira, tente ir para a cama e levante-se sempre na mesma hora, pois isso ajudará você a criar um padrão e a se preparar para o terceiro trimestre.

A maioria das grávidas tem mais problemas para conseguir um sono contínuo durante os últimos três meses de gravidez. À medida que o feto aumenta de tamanho, mais difícil será encontrar uma posição cômoda para dormir.

Ainda que seja comum experimentar um sono interrompido durante a noite, há várias maneiras de minimizar o impacto, criando um padrão habitual de sono. Veja a seguir como melhorar o sono na gravidez.

  • Tente adotar o hábito de dormir sobre o lado esquerdo e com os joelhos dobrados. Alguns médicos recomendam evitar se deitar sobre o lado direito durante a gravidez, já que nesse lado do corpo há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável por regressar o sangue ao coração, e a pressão sobre esta pode reduzir o fluxo e causar tonturas.
  • Use travesseiros para encontrar posições mais confortáveis para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar as coxas e uma manta enrolada para apoiar o abdome, aliviando a pressão nas costas.
  • Quando você se levantar, lembre-se de virar para a beira da cama e se apoiar sobre o braço para se levantar, evitando fazer pressão adicional sobre os músculos abdominais, que já estão se dilatando.
  • Seu bebê pode ser particularmente ativo à noite, quando você está se acomodando para descansar. Massageie suavemente a barriga, respire profundamente e deixe a mente descansar.
  • Tente estabelecer uma rotina de relaxamento depois de um dia atarefado. Experimente ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento para ajudar a descansar.
  • Evite fazer exercícios intensos perto da hora de se deitar. Ao contrário, tente relaxar-se com um banho de água morna ou um livro.
  • A sua dificuldade para dormir pode estar relacionada com a mente trabalhando horas extras, planejando tudo o que precisa fazer antes de o bebê nascer. Mantenha um caderno para anotações e um lápis perto da cama, escreva seus pensamentos, deite-se e descanse.
  • Não tome nenhum medicamento para dormir, natural ou medicinal, já que pode ter um efeito adverso no bebê.
  • Antes de tomar quaisquer chás de ervas, consulte seu médico. Assim como há os liberados, há alguns proibidos na gestação. Uma sugestão para relaxar é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de se deitar.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína, como café ou chá, e só as consuma pela manhã ou pela tarde. 
  • Se tiver problemas de azia, tente não comer muito antes de se deitar; prefira ingerir pequenas porções várias vezes por dia.
# 2D # 3D # 2-semana # 3-meses # abdominal # academy # acalma-lo # acne # acucar # afeto # alimentacao # alimentação # alimento # alimentos # amamentacao # amigos # amor # anemia # anestesia # ansiedade # apoio # aprendendo # aprender # arroto # asfixia # atividade-fisica # autoestima # baba # bebe # bebê # bebe-recem-nascido # bebes # beleza # bem-estar # beneficios # bolo # bolsa # bonita # brincadeira # burnout # cabelo # cadeirinha # calcio # calma # canal # cansaco # cansada # carinho # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cesarea # cesaria # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha-de-fraldas # checklist # choro # cirurgias # coceira # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comida # compahia # complicacoes # comunicacao # comunicar # contracao # contracoes # convites # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # criança # cuidados # data # decoracao # decoração # defesas # dentes # dentista # depois-dos-40 # depressao # dermatite # desapego # descolamento-de-placenta # desejos-sexuais # desenvolvimento # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # dieta # diferente # disciplina # disney # doencas # doencas-infecciosas # doente # dor # dores # dormir # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # engravidar # episiotomia # estagios # estimulacao # estimular # estomago # etapas # exercicio # exercício # exercicios # expulsao # fala # familia # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # ferro # fertilização-in-vitro # festa # feto # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # forceps # formula # fralda # fraldas # gases # genero # gentileza # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # gravidas # gravidez # gripe # hemorragia # higiene # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # historia # historias # home office # humor # idade-gestacional # ideias # incomodo # inducao # infantil # infeccao # introducao # introducao-alimentar # iodo # irmao # lembranças # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # mae # maisalegria # mamilos # manchas # massagem # massagens # maternidade # medicacao # menina # menino # menosestresse # menstruacao # momentos # motoras # movimentos # mucoso # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # naturais # natural # neurodesenvolvimento infantil # noite # nome # nona # normal # nutrição # nutrientes # oportunidades # pai # parto # parto-multiplo # parto-natural # parto-vagina # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # peso # placenta # planejamento # podcast # posicao # pos-parto # pós-parto # prematuro # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presentes # puerperio # pulmoes # quantidade # quero-engravidar # recem-nascido # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relaxoes-sexuais # repouso # respiracao # respirar # rh # rifa # riscos # rotina # roupas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # segundo # segundo-trimestre # seguranca # segurança # seios # semana # sensacoes # sentidos # sexo # sexual # sharenting # sinais # sintomas # socializacao # solidos # sono # sonolencia # sujeira # suplementacao # sustentavel # tamaho # tampao # tentante # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # transtorno do espectro autista # tratamentos # trauma # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # unhas # urticaria # utero # vacina # vagina # varizes # veia # verão # violencia-obstetrica # virtual # virus # vitaminas # vitamina-s # vomitos