Inchaço na gravidez é normal? - Mais Abraços
  • Frete grátis acima de R$150 (Sul e Sudeste)
  • Pague em até 3X no cartão de crédito(acima de 150 reais)
  • Minha Conta
  • Meu chá
  • Assinatura

Inchaço na gravidez é normal?

Apesar de comum, o inchaço na gravidez merece atenção. Isso porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras gestantes o sintoma pode indicar algo mais sério. Normalmente, ele surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Por isso, anéis apertados e sandálias que não fecham direito são os principais sinais do problema e pedem uma conversa com o obstetra. Em alguns casos, o médico pode recorrer a exames, como de sangue, testes físicos, aferição da pressão e até ultrassonografia.

Se o inchaço ocorre no início da gestação sem motivo aparente, é sinal de alerta. Segundo a ginecologista e obstetra Fabiane Sabbag Corrêa, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), o especialista deve investigar com cautela, já que pré-eclâmpsia, pressão alta, trombose ou algum outro problema vascular pode estar por trás do problema.

Por outro lado, o edema no fim da gestação é mais comum e acontece porque o útero comprime as veias abdominais, dificultando o retorno do sangue, o que resulta em uma retenção de líquido para os membros inferiores, que acabam inchando. “Meia elástica, drenagem linfática, atividades físicas (se a paciente puder fazer), redução do sódio na alimentação e muito líquido são medidas que ajudam a amenizar o inchaço”, diz Fabiane.

Abaixo, veja o que mais você pode fazer:


* Não fique de pé por muito tempo. Procure sentar-se periodicamente, com as pernas elevadas
* Se você trabalha sentada, opte por meias elásticas e não se esqueça de levantar e caminhar vez ou outra ao longo do dia
* Evite usar roupas e sapatos apertados
* Beba muito líquido para ajudar a eliminar o excesso
* Se as suas mãos incharem, levante-as acima da altura do coração, em vez de deixá-las para baixo.

Buscar