Alimentos que seu bebê não deve comer

Alimentos que seu bebê não deve comer até os 3 anos.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 13 Outubro, 2020 // #alimentacao, #saude, #cuidados

ALIMENTOS QUE O SEU BEBÊ NÃO DEVE COMER ATÉ OS 3 ANOS

Embora todos saibamos que uma boa alimentação é importante, na hora de saber o que podemos dar de comer ao nosso bebê a história é outra, pois não é fácil definir quais alimentos lhe fazem bem e quais não são recomendados.

Obviamente, qualquer dúvida relacionada à alimentação do seu bebê deve sempre ir de mãos dadas com um médico ou pediatra. No entanto, para economizar horas de pesquisas no Google, compartilhamos alguns alimentos que você deve evitar dar ao seu bebê pelo menos até completar 3 anos.

 

  • Leite de vaca: Ele contém um excesso de proteínas e minerais, o que pode causar uma sobrecarga nos rins dos bebês, é sempre melhor optar pelo leite materno ou na sua ausência por fórmulas com as propriedades nutritivas adequadas para o seu pequeno.
  • Sal: Este mineral, além de alterar o sabor dos alimentos que seu pequenino está descobrindo pela primeira vez, não é adequado para os rins dos bebês, que estão em pleno processo de maturação, por isto não é necessário que, ao cozinhar seus alimentos, você coloque sal.
  • Açúcar refinado: Seu consumo nutritivo é muito baixo e está associado diretamente com a obesidade infantil, assim atrase o consumo deste alimento o máximo possível e evite oferecê-lo antes do primeiro ano.
  • Mel: Em menores de um ano, o mel de abelha ou de cana pode causar botulismo, uma doença provocada pela bactéria Clostridium botulinum. Mesmo seu consumo deve ser moderado em menores de 3 anos, pois pode produzir cáries se a higiene dental for deficiente.
  • Espinafre: Contêm altos níveis de nitrato, que, em altas concentrações no organismo, pode provocar a síndrome do bebê azul, um padecimento derivado de uma baixa concentração de oxigênio no sangue.
  • Alimentos picantes: A razão é simples: assim como acontece com os adultos, os pequenos querem comer alimentos com sabor agradável e seu paladar não está acostumado a sabores fortes e picantes. Além disto, eles podem desenvolver reações adversas.
  • Bebidas energéticas: As bebidas energéticas oferecem grandes quantidades de açúcar, cafeína e taurina e seu consumo está associado a um aumento da taxa de obesidade, dores de cabeça, problemas de sono, problemas de estômago e distúrbios comportamentais.

Alimentos que no debes darle a tu bebé hasta los 3 años

  • Bebidas com gás ou refrigerantes: O gás que contêm este tipo de bebidas produz distensão gástrica, fazendo com que diminua o apetite e provocando ocasionalmente dor abdominal. Da mesma forma, contêm açúcar que não é aconselhável consumir na sua idade.
  • Laticínios desnatados: A partir dos 12 meses seu pequeno já poderá beber leite de vaca, mas este deve ser integral, pois a gordura do leite favorece a absorção das vitaminas A e D.
  • Confeitaria industrial: Eles contêm um alto teor de gorduras trans e óleos insalubres, como de palma de coco, além de serem feitos com muito açúcar.
  • Frutos secos: As nozes, amendoim ou amêndoas são alimentos altamente alergênicos. Não devem ser introduzidos na dieta do seu bebê antes dos 5 ou 6 anos.
  • Salsichas: Estas podem ser um risco para o seu pequenino, uma vez que são uma das principais causas de engasgamento infantil, em virtude do tamanho da glote do seu bebê.
  • Espadarte e atum: Seu alto teor de mercúrio pode levar a alterações no desenvolvimento do seu bebê e alguns problemas cognitivos, pelo que deve ser evitado seu consumo e moderado após 3 anos.
  • Suco de frutas de caixinha: Será sempre melhor optar por sucos feitos com frutas naturais, pois você se certifica de mantê-los livres de conservantes e aromas artificiais. No entanto, o consumo do suco natural também precisará ser medido, pois eles contêm uma grande quantidade de açúcares.
  • Embutidos: Eles têm uma grande quantidade de sal e gorduras que podem afetar o bem-estar do seu pequenino.

Estes são apenas alguns dos alimentos mais comuns que seu bebê deve evitar comer antes dos 3 anos de idade. Como comentamos no início, é muito importante que, em qualquer dúvida, consulte seu pediatra, pois ele tem a última palavra sobre a melhor dieta para o seu pequeno.