Benefícios da arte para crianças

Benefícios da arte no desenvolvimento infantil.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 23 Setembro, 2020 // #dicas, #desenvolvimento, #estimulacao

BENEFÍCIOS DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Criar experiências artísticas para bebês não é apenas uma das coisas mais engraçadas que você pode vivenciar com seu filho, mas também proporcionará múltiplos benefícios físicos, mentais e emocionais que o acompanharão não só durante a infância, mas por toda a vida.

Recentemente, um estudo com estudantes do ensino médio da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), revelou que aqueles que faziam atividades artísticas eram mais habilidosos em outras disciplinas relacionadas à leitura e cálculos matemáticos, pois favorecem o desenvolvimento da percepção, habilidades motoras e interação social.

Ao aproximar seu filho da prática de qualquer arte, como artesanato, dança ou música, ele se sentirá à vontade para expressar seus sentimentos e pensamentos, pois isto aumentará sua autoestima e confiança para entender o mundo ao seu redor e se comunicar com os demais.

Actividades de arte para niños

As crianças, como os adultos, estão mais interessadas em algumas coisas do que em outras. Ajude o seu filho a descobrir o que o apaixona, oferecendo-lhe diferentes materiais, texturas e ferramentas. Não o limite a apenas uma delas, pois com cada atividade artística ele criará novas conexões neurais e desenvolverá uma área diferente do cérebro.

Descubra os diferentes benefícios da arte nas crianças por disciplina: 

  • Artes plásticas: o uso das mãos requer imaginação e inteligência em virtude da quantidade de processos mentais e motores que são implementados para coordenar, descobrir e criar o trabalho manual. Além disto, ao trabalhar com cores, seu filho poderá aumentar sua capacidade de atenção. Estimule a imaginação dele usando itens reciclados e peças que não sejam pré-desenhadas para parar a criação e construção de objetos;
  • Expressão corporal: a dança e o teatro estimulam a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade e a liberação de energia, enquanto as crianças aprendem valores como respeito e tolerância. Você consegue imaginar seu filho, ainda bem novo, sendo um ótimo dançarino, cantor ou ator? Ajude-o a usar seu corpo como estratégia de aprendizado;
  • Música: esta linguagem universal ajudará no desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, linguístico e motor. Segundo um estudo realizado pela Universidade da Flórida, a música ativa mais partes do cérebro do que qualquer outro estímulo;
  • Desenho e pintura: estas atividades artísticas auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina, criatividade, sensibilidade e aumentam a concentração, a comunicação e a autoconfiança. É um meio de expressar suas preocupações, interesses e medos.

Ajude a estimular a criatividade do seu filho. Descubram juntos o que o motiva e o entusiasma, para aprimorar seu talento. Lembre-se de que o importante não é o resultado final ou a imposição de um objetivo, mas o esforço e a dedicação do processo criativo. Além disto, esta é uma ótima desculpa para vocês passarem mais tempo juntos.