Existe um tempo certo para o bebê começar a andar?

Existe um tempo certo para o bebê começar a andar?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 17 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #passinho, #estagios

Existe um tempo certo para o bebê começar a andar?

Se você está preocupado, achando que o seu filho está demorando para dar os primeiros passinhos, desencuque! Não existe um tempo exato para os bebês começarem a andar. Cada pessoa tem um ritmo de desenvolvimento e, embora essa fase geralmente aconteça por volta do primeiro ano de idade, pode acontecer do bebê caminhar antes ou depois disso – e por diversas razões!

A linha de desenvolvimento é dividida por etapas: antes de ter autonomia para andar, o primeiro desafio motor do bebê é se sentar sozinho. Depois, ele passa a se arrastar no chão empurrando uma ou duas pernas e, por fim, ergue-se, se equilibrando e apoiando em sofás, paredes e grades do berço. Tudo isso, antes de criar coragem para dar seus primeiros passinhos sem segurar em nada!

Esses marcos do desenvolvimento são naturais ao seres humanos e acontecem sem necessariamente precisar de estímulos, a não ser em casos atípicos diagnosticados por especialistas veja mais no artigo: Quais são os sinais de um desenvolvimento motor atípico?

Se você quiser “dar uma forcinha” ao seu filho, aposte em deixá-lo boa parte do tempo no chão. Isso dá segurança para que os pequenos tentem caminhar sem medo e errem muitas vezes até acertarem. “Mas não há nada que mães e pais possam ou devam fazer para apressar um processo que é biológico”, aponta o pediatra Cláudio Len. “Ele aprendará sozinho.”

Andar descalço ou com meias antiderrapantes contribui com essa etapa de desenvolvimento, especialmente na propriocepção, que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo. “Sentir o chão com os dedos ajuda o bebê a ter equilíbrio”, afirma o médico.

Eis que, em um belo dia, tudo acontece: seu filho começa a andar sozinho pela casa toda. Você nunca mais esquecerá desse momento, mas é preciso muita atenção. De acordo com o Dr. Claudio Len, é essencial garantir um espaço seguro aos pequenos, para que não aconteça nenhum acidente doméstico.

Tombinhos, aqueles pequenos em que o bebê cai de bumbum no chão, acontecem. Não se assuste: o crescimento dos pequeninos é assim, sem treino, com bastante curiosidade e vontade de desvendar um mundo novo!

Seu bebê já deu os primeiros passinhos ou já está ensaiando a caminhar por aí? Aproveite para conhecer a nova Supreme Care com tecnologia Xtra-Flex, uma fralda criada especialmente para os bebês se movimentarem com mais liberdade e, assim, se desenvolverem melhor! E continue acompanhando o conteúdo especial sobre desenvolvimento infantil que preparamos aqui em Mais Abraços.