Primeiros passinhos: os bebês devem usar sapatos?

Primeiros passinhos: os bebês devem usar sapatos?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 17 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #passinho

Primeiros passinhos: os bebês devem usar sapatos?

Estamos sempre reforçando: não há um tempo exato para que isso aconteça, mas, geralmente, entre um ano e um ano e quatro meses, os bebês conquistam o maior marco do desenvolvimento motor e arriscam seus primeiros passinhos. Quando isso acontecer, eles devem, ou não, calçar sapatos?

Para o pediatra Dr. Claudio Len, o ideal é que a criança passe boa parte do tempo descalça ou com meias antiderrapantes, pois sentir o chão com os dedos contribui com a propriocepção, ou seja, a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo. “Essa sensação ajuda o bebê a ter mais equilíbrio”, garante o médico.

Mas isso não quer dizer que o bebê precise ficar o tempo todo descalço ou de meias. É importante que ele também se acostume com calçados para ter segurança ao caminhar de qualquer maneira. “É como andar de bicicleta: quem aprende a andar com um modelo não tem dificuldades em usar outro”, brinca o pediatra. Variar é importante para que a criança lide com todas as possibilidades que ela tem. “Boa parte descalça, um pouco de meia e um pouco de tênis ou sapatinhos”, sugere Dr. Claudio.

E há um tipo certo de calçado para os primeiros passinhos? “Não existe um tipo ideal, mas, quando o bebê não estiver descalço, procure um modelo feito com material bem molinho, flexível e que fique firme no pé”, explica o pediatra. Sentir diferentes texturas também é um estímulo para o desenvolvimento cognitivo.

Por outro lado, há calçados que devem ser evitados. Sandálias abertas e de material rígido facilitam acidentes, tropeções e podem resultar em quedas mais graves. Essa é uma fase em que os pais precisam estar atentos aos acidentes domésticos, porque os bebês são mais curiosos e prontos para investigar cada detalhe da casa. E para que ele consiga saciar toda a sua vontade de conhecer o mundo, deve estar confortável e seguro.

Seu bebê já está dando os primeiros passinhos? Conte para a gente como está sendo esse momento aqui nos comentários e leia os outros artigos sobre desenvolvimento infantil aqui em Mais Abraços.