Bebê sentado de costas ao lado do seu ursinho de pelúcia

O desfralde do bebê: quando é o momento certo?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 21 Março, 2020 // #bebe, #estagios, #desenvolvimento

Antes de fazer os 24 meses de idade, as crianças não sabem controlar a bexiga, uretra, ânus e intestinos; ou seja, ainda não aprenderam a controlar os seus esfíncteres, que são os músculos que abrem ou fecham cavidades.

Conforme vai crescendo, o seu filho aos poucos aprenderá a controlar estes músculos e começará a dar sinais de que está pronto para deixar as fraldas e aprender a usar o banheiro. O que se sabe é que não existe uma idade certa para a retirada das fraldas. O importante é estar atenta aos sinais de que o seu filho está finalmente pronto.

Dicas para o desfralde tranquilo

A seguir, contamos para você quais são os sinais que lhe dirão que é o momento de começar a preparar-se para uma nova etapa:

  • As crianças pequenas aprendem através da imitação. É possível que comece a chamar a sua atenção o fato de que outras crianças da sua idade ou os adultos ao seu redor não usem fraldas.
  • Se depois de uma noite de sono a fralda do seu bebê amanhecer seca, isto poderia ser indicador que já começa a controlar a sua bexiga.
  • Ensina-lhe o significado das palavras “xixi” e “cocô” e pergunte ao longo do dia se já foi ao banheiro, desta maneira ele aprenderá a avisar quando tiver que ir.
  • Provavelmente ele mesmo comece a querer tirar a fralda para brincar ou mexer-se mais comodamente ou porque a umidade o incomode.
  • Algumas crianças caminham de um lado para outro ou se escondem quando estão com vontade de fazer cocô. Isto quer dizer que já está relacionando a necessidade de ir ao banheiro com a privacidade. 
  • Outros começam a “dançar” ou a dar pequenos pulos quando estão com vontade de fazer xixi.

Assim que estes sinais aparecerem, recomendamos que você faça que ele se familiarize com o banheiro, como primeiro passo antes de começar o treinamento para ir ao banheiro. Uma boa dica é levá-lo ao banheiro e sentá-lo uns minutos sobre um vaso sanitário para bebês ou penico depois do café da manhã. Não espere que faça cocô ou xixi, neste ponto procuramos unicamente que se familiarize com o vaso sanitário.

Em realidade não há um momento indicado para deixar as fraldas, pois o melhor momento é quando o seu filho se sentir pronto. Mas, se estes sinais já apareceram, recomendamos que você esteja preparada com cuecas ou calcinhas de treinamento para bebês, pois em breve será o momento de começar a treiná-lo para ir ao banheiro.