Promova a independência dos bebês

10 dicas para ajudar seu bebê a ser mais independente.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 13 Outubro, 2020 // #desenvolvimento, #emocoes, #estimulacao

10 DICAS PARA AJUDAR SEU BEBÊ A SE TORNAR MAIS INDEPENDENTE

O apego é parte natural do amor entre um bebê e seus pais, disto não há dúvida. No entanto, ao longo do crescimento, seu bebê irá aprendendo a fazer mais coisas sem precisar da sua ajuda e a ser mais independente, o que reduzirá o apego físico e emocional que ele tem.

Antes de começar, vale a pena mencionar os mitos que existem em torno da ideia de que, se mimarmos muito noss@ bebê, estamos tornando-o mais dependente ou, inversamente, se não lhe dermos carinho, criaremos uma pessoa fria e ausente. A verdade e como em outros âmbitos, nenhum extremo é saudável, a resposta será um balanço entre ambos.

Sabemos que não é fácil identificar até onde ou a medida de como educar seu pequen@, por isto reunimos umas dicas que lhe servirão para impulsionar a independência do seu bebê e fornecer a você as ferramentas que lhe permitirão desenvolver-se em todos os aspectos de sua vida no futuro.

 

  1. Dar independência ao seu filh@ não é o mesmo que não ajudá-lo: Todos os pequenos precisam do apoio de seus pais incondicionalmente, mas guiá-los também não é sinônimo de fazer tudo por eles. Portanto, é preferível ensiná-los a fazer as coisas e, gradualmente, deixá-los realizar uma ou outra tarefa por conta própria.
  2. Deixe-o explorar o mundo ao seu redor: Descobrir seu ambiente faz parte do seu desenvolvimento, então não o limite. Tomando as medidas de segurança e limpeza necessárias, deixe-o andar em cada cantinho de sua casa e alimente sua curiosidade.
  3. Deixe seu pequenino tomar decisões: Desta forma, você impulsiona o desenvolvimento de seu critério e a associação cognitiva de decisões-consequências. A este respeito, você pode começar dando-lhe a liberdade de escolher com qual brinquedo brincar ou quando for um pouco maior o que vestir.
  4. Ensine-o e guie-o: Ser mãe carrega um pouco de ser professora, então a paciência e o carinho serão muito importantes ao explicar ao seu pequenin@ como fazer algo. Divida as ações em pequenos passos e deixe-o praticar para que ele interiorize o que aprendeu.
  5. Deixe ajudá-la nas tarefas domésticas: A curiosidade do seu pequen@ e o desejo de ser considerado irá ajudá-lo a designar pequenas responsabilidades como guardar ou limpar seus brinquedos depois de usá-los. Você pode até transformar essas tarefas em uma brincadeira para melhorar a percepção delas.

Ayudar a los niños a ser más independientes

  1. Não demonstre ansiedade quando se separarem: Quando você o deixar sozinho, seja indo para outro espaço da casa ou realizando uma tarefa, faça-o entender que não há nada a temer e que, se precisar de algo, ele pode chamar a qualquer momento.
  2. Deixe-o brincar sozinho: No início, quase todos os jogos serão realizados com sua companhia, mas, gradualmente, acostume seu bebê a brincar sozinho. Este processo deve ser gradual, então tenha muita paciência.
  3. Guarde um momento apenas para o seu bebê: Assim como é importante dar a ele o seu espaço, também tem que dar a atenção necessária. Fale com seu bebê, brinque, leia junto com ele, etc. Assim, vai ajudá-lo a construir sua confiança e lidar melhor com sua ausência.
  4. Não alimente suas birras: A fim de fazê-lo parar de chorar ou fazer birra, geralmente se comete o erro de "recompensar" essa atitude, devolvendo-lhe algum brinquedo ou cumprindo algum capricho. Evite-o e, em vez disto, explique que não é dessa maneira que as coisas se conseguem.
  5. Evite dramatizar os pequenos acidentes: Sem dúvida, seu instinto é protegê-lo, mas, se ele cair ou tropeçar e o incidente não for tão grave, calmamente motive-o a levantar-se e deixe-o saber que está tudo bem. Não é necessário mudar seu tom de voz nem mimar ele demais.

Como você pode ver, ajudar seu bebê a se tornar mais independente não tem nada a ver com amá-lo menos, mas pelo contrário. Dar a ele as ferramentas para torná-lo mais independente também é uma maneira de mostrar ao seu pequen@ o enorme amor que você sente, então não se preocupe com o desapego que seu crescimento implica, melhor, aprenda a apreciá-lo.