Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
POR QUE MEU BEBÊ GOSTA TANTO DE DOCES?
É bem sabido que meninos e meninas têm uma preferência marcada por alimentos doces, mas por quê? A resposta é que há uma relação entre o gosto doce e o crescimento.
Durante a infância o gasto energético é muito maior do que em outras etapas do crescimento humano e é por isto que o organismo tende a aumentar a necessidade de consumir alimentos com açúcar, pois são uma grande fonte de energia.
Um estudo da Universidade de Washington confirmou essa teoria e até chegou a afirmar que os pequenos que crescem mais rápido sentem maior preferência por doces, em comparação com crianças de crescimento mais lento.
Em relação ao açúcar, existe a ideia de que são alimentos negativos para o corpo, mas não é totalmente verdade. A chave está nas quantidades, pois se excedemos ou, pelo contrário, consumimos menos do que o nosso corpo necessita para funcionar bem, é quando ocorrem os riscos para a saúde.
É claro que seu pequen@ gostará mais de alimentos doces, mas não é por isto que você tem que deixá-lo consumir os doces, chocolates ou sorvetes que quer, porque estes alimentos fornecem poucos nutrientes, é sempre melhor escolher frutas que, além de conter açúcares de origem natural e ser de baixa caloria, vão fornecer vitaminas e minerais para o seu pequen@.
Um docinho de vez em quando não faz mal, mas o abuso desses desejos feitos com açúcar refinado pode levar a algumas consequências que você tem que ter em mente:
- A glicose contida nos doces é o combustível para os neurônios do cérebro e fornece energia; no entanto, o consumo excessivo pode causar desequilíbrio no organismo ou excesso de peso;
- Além disto, o açúcar na boca é convertido em ácido que dura cerca de meia hora, danificando os dentes. A maioria dos problemas em nível dentário provocados por doces estão relacionados à cárie;
- Sendo feitos de grande quantidade de açúcares, gorduras, corantes e conservantes artificiais, os doces em excesso podem causar cólicas, diarreia e até vômito em seu pequen@.
Agora que sabe por que seu pequeno terá uma preferência por alimentos doces, compartilhamos algumas dicas que ajudarão você a controlar o consumo de açúcar em sua casa.
- Não ofereça doces ao seu pequeno após as refeições diárias ou como sobremesa, mas esporadicamente, não mais do que uma vez por semana. O ponto é não criar um hábito de comer doces.
- Substitua os refrigerantes açucarados por água simples. Embora os sucos naturais possam parecer uma boa opção, modere seu consumo, pois acumulam uma grande quantidade de açúcar, o que pode sair pela culatra.
- Na hora da sobremesa, escolha frutas, nozes e cereais em vez de cupcakes, sorvetes ou doces.
- Evite usar os doces como recompensa ou prêmio para um bom comportamento do seu pequen@.
- Não misture dois ou mais alimentos com açúcar em uma refeição, como misturar cereais açucarados com um suco de frutas no café da manhã.
É verdade que seu pequeno precisará de mais açúcar durante essa fase de sua vida, mas sempre procure que haja um equilíbrio no consumo deste nutriente e que em sua maioria venha de fontes naturais, não processadas. Não se esqueça de manter contato com seu pediatra e aconselhar-se sobre tudo o que é necessário para garantir ao seu bebê uma dieta saudável.