Uma vaca leiteira em seu habitat natural

Amamentação: qual leite-maternidade usar e quantidade de leite-maternidade ideal para o seu bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 21 Março, 2020 // #bebe, #saude, #cuidados

A amamentação é o ato de alimentar o seu bebê com leite materno, através dos seios da mãe, e é reconhecida mundialmente como uma das práticas mais decisivas para o futuro da criança.

Durante os primeiros seis meses o leite materno ou leite de fórmula será o único alimento que o seu bebê vai receber. Depois desta etapa, ele deve começar a receber alimentos sólidos para complementar a sua dieta.

O dilema sobre o leite e o cálcio começa assim que você decidir parar de amamentar o seu bebê ou parar de dar fórmula para ele, então começam as perguntas: qual tipo de leite é o mais adequado? Ele receberá suficiente cálcio? Ele terá todos os nutrientes que precisa?

É normal ter todas estas dúvidas, porém, é muito importante que você considere que os sólidos são introduzidos na dieta do bebê porque agora que cresceu a nutrição líquida por si só já não oferece tudo o que ele precisa.

O cálcio é um dos minerais essenciais para o bom desenvolvimento do bebê, uma vez que ajuda na formação dos seus ossos e dentes, assim como na regulação dos batimentos do seu coração, entre outros benefícios. E, ainda que o leite seja um dos alimentos mais ricos em cálcio, não é a única fonte da qual o seu bebê pode obter este nutriente. Outros alimentos, como os legumes, vegetais com folhas verdes e os cereais também proporcionam este mineral à sua dieta.

O leite de vaca é bom para o meu bebê?

Não é recomendável dar para o seu bebê leite de vaca antes dos 12 meses, já que pode provocar danos ao seu sistema digestivo. Isto acontece porque, diferente do leite materno ou da fórmula, o leite de vaca não tem a proteína adequada nem a mistura de gorduras que o seu bebê precisa nos seus primeiros meses. Além disso, é possui baixa quantidade de ferro e alto teor de sódio, por isso que o melhor é incorporá-lo à sua dieta depois do primeiro ano de vida.

Outras fontes saudáveis de cálcio

Quantidade de leite para o bebê depois dos 12 meses

A ingestão mínima de cálcio para crianças entre 1-3 anos é de 500 mg diariamente, assim sendo dois copos de leite integral (de 250 mg cada um) proporcionam ao seu bebê um pouco mais desta quantidade de cálcio.

Tenha presente que o leite não é a única fonte de cálcio, pois este nutriente está presente em uma ampla gama de alimentos, como, por exemplo:

  • Meia xícara de feijão assado tem 40mg de cálcio.
  • 30 g de queijo cheddar têm 255 mg de cálcio.
  • 200 g de iogurte natural têm 342 mg de cálcio.
  • 100 ml de uma bebida de soja enriquecida com cálcio podem ter até 300 mg de cálcio.

Além disso, os cereais integrais como o amaranto, a quinoa e a aveia são uma grande fonte de cálcio, assim como os espinafres e as acelgas. Se o seu bebê for intolerante à lactose ou se você estiver preocupada com algum aspecto da sua dieta, consulte o seu pediatra, ele poderá lhe dizer quais são as melhores opções para o seu filho e juntos poderão definir uma dieta que cubra todas as suas necessidades nutricionais.