Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Você sabe o que é “Tummy Time”? 6 dicas para quando essa hora chegar!
Não é marca de bala, não é a banda do momento, não é nome de música nem de brinquedo. “Tummy Time” é um termo em inglês e significa algo como “hora da barriguinha”. É aquele momento em que o bebê fica de bruços brincando – e, enquanto explora o mundo com seus olhares curiosos, fortalece e tonifica o pescoço, ombros e costas. Por isso, o Tummy Time é tão importante!
Ao deixar o bebê de barriga para baixo, repare que ele tenta levantar a cabeça para olhar o que está em volta. Além de ser muito fofo, quando ele faz isso, trabalha seus pequenos músculos. “Quando o Tummy Time não é estimulado, os bebês podem ter mais dificuldade de passar para novas etapas que incluem o rolar e sentar, por exemplo”, afirma a pediatra Dra. Isabel dos Santos.
Mas os pequeninos não têm apenas ganhos físicos durante esse momento: eles conseguem ver o mundo de uma outra perspectiva e desenvolvem a área sensorial. “De barriga para cima, se enxerga poucas coisas. Já de barriga para baixo, o campo de visão aumenta e os bebês participam mais. Eles desenvolvem uma visão mais parecida com a que terão quando forem maiores”, garante a médica.
Aqui, a doutora Isabel dá algumas dicas para estimular a “hora da barriguinha”:
1. Esteja sempre olhando e por perto
Os pais e responsáveis devem estar junto com o bebê durante a prática a todo momento. Os pequenos nunca devem ser deixados sozinhos na posição de bruços.
2. O Tummy Time deve ser em um lugar estável e plano
Deixe seu bebê de bruços em locais uniformes e priorize lugares mais macios para que a atividade seja a mais confortável possível. Tire de perto do seu filho objetos que podem ser prejudiciais.
3. Escolha o momento mais adequado
Se o bebê acabou de comer ou está com fome, evite o Tummy Time porque talvez seja desconfortável para ele. Se coloque no lugar do seu filho para escolher a melhor hora! Uma fraldinha limpa também é sempre bem-vinda e o bebê deve estar acordado e disposto.
4. Interaja com o bebê
A hora do Tummy Time é um momento de interação entre pais, mães e filhos. Deite no chão junto com o bebê, converse com ele olhando nos olhos, use brinquedos, faça sons e crie um momento de vocês. Pegue aquele bichinho de pelúcia que ele tanto ama e mova-o para as laterais, assim bebê exercita mais ainda o pescocinho. O espelho também é um bom aliado dessa atividade, porque ele sempre desperta a curiosidade dos pequeninos.
5. Aproveite todos os momentos
Sabe quando o bebê fica deitado na barriga da mãe ou do pai olhando para eles? Ou quando ele é colocado de bruços nos braços dos papais na hora do banho? Esses já são momentos de Tummy Time, naturalmente incorporados à rotina!
6. Pratique o mais cedo possível
Muitos de vocês devem estar se perguntando: e quando eu começo? A resposta é o quanto antes. Na primeira consulta com o pediatra, os pais já podem perguntar ao médico sobre a prática do Tummy Time e se está tudo bem com o bebê para ele começar a praticar. O tempo de duração da atividade varia, começando com pequenos momentos de um minuto e aumentando conforme o bebê for crescendo.
Gostou dessas dicas? Conte aqui nos comentários sua experiência com essa atividade! Para ficar por dentro de tudo sobre desenvolvimento infantil, continue navegando na plataforma Mais Abraços.