Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
O processo para deixar a mamadeira é toda uma odisseia. Embora não exista um consenso sobre qual é a idade mais adequada para iniciar o processo, a American Academy of Pediatrics recomenda deixar de usar a mamadeira antes dos 18 meses, pois a maioria dos bebês são capazes de começar a usar um copinho de treinamento depois dos 6 meses.
A importância desse momento no desenvolvimento da criança
- Ao ter ao seu alcance leite ou líquidos durante todo o dia, o seu filho poderia perder o apetite o que causaria um desequilíbrio na sua alimentação.
- As suas mãos estão ocupadas segurando a mamadeira, o que o impede de explorar o mundo comodamente. Lembre-se que o seu desenvolvimento e aprendizagem estão ligados profundamente à sua curiosidade e à facilidade que tiver para explorar o seu entorno.
- Prolongar o uso da mamadeira ou permitir que o seu filho a mantenha na sua boca todo o tempo pode provocar problemas sérios, como deformação no paladar e inclusive infecções no ouvido pois as crianças que continuam usando mamadeira depois do primeiro ano desenvolvem estes problemas com maior facilidade.
- E, finalmente, porque é hora de aprender novas coisas. Algo tão simples como sorver de um canudinho, segurar um copo de treinamento e levá-lo à sua boca para beber, estimula as habilidades motoras do seu filho.
Como ajudá-lo a deixar a mamadeira?
- Diminuir da frequência: comece oferecendo-lhe a mamadeira menos vezes durante o dia, talvez apenas quando ele acordar ou antes de dormir.
- Encontrar alternativas divertidas: compre copos de treinamento que tenham cores chamativas ou que estejam decorados com os seus personagens ou animais favoritos.
- Usar truques psicológicos: um bom truque para que perca o interesse pelas mamadeiras é enchê-las unicamente com água e oferecer-lhe leite ou suco em um copo de treinamento, isto fará que comecem a ser atrativos para ele.
- Usar o copo de treinamento como aliado: outra ideia que pode funcionar é pôr cada vez menos quantidade de líquido na mamadeira e oferecer-lhe o resto da porção no copo de treinamento. Desta maneira, aos poucos o seu bebê aprenderá que, se quiser beber mais, terá que usar o copo.
Se você acha que o seu bebê está muito apegado à mamadeira e para você é difícil ajudá-lo a deixar este hábito, seja paciente e consulte o seu pediatra. Estamos certos de que juntos encontrarão a melhor maneira de superar esta etapa.