Pézinho de bebê com erupção cutânea vermelha  sintoma comum da dermatite atópica infantil

Eczema em bebês e crianças: principais sintomas e cuidados

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 24 Março, 2020 // #saude, #cuidados, #bebe

O eczema também é conhecido como dermatite atópica e se diferencia de outras reações na pele porque esta condição é crônica, ou seja, os sintomas aparecem, desaparecem e depois de um tempo voltam a aparecer. A sua causa é desconhecida, mas, em geral, a maioria dos crianças afetadas por esta condição têm algum familiar próximo que também tem eczema ou padece de algum tipo de alergia.

Estima-se que aproximadamente 1 de cada 20 crianças desenvolve eczema ou dermatite atópica, condição que geralmente aparece por primeira vez antes dos 18 meses de idade, mais da metade das vezes antes do primeiro ano e aparece de maneira repetitiva ao longo da infância.

Quais são os sintomas mais comuns do eczema infantil

Em crianças menores de 4 anos, os sintomas mais frequentes são:

  • Pele inflamada e coceira.
  • Pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente se manifesta de maneira mais severa na pele do couro cabeludo, bochechas, antebraços e pernas.

Em crianças maiores de 4 anos, os sintomas são um pouco diferentes:

  • O eczema aparece nas partes onde a pele está seca, gretada e com descamação.
  • A coceira também é constante.
  • É mais severo no rosto, pescoço, interior dos cotovelos, pulsos e tornozelo.

Dicas para o tratamento do eczema em seu filho

Como ajudar o seu filho com eczema

O primeiro que você deve fazer, se achar que o seu filho tem um problema na pele, é visitar o seu pediatra, que ajudará você a identificar se se trata de eczema. De uma forma geral, os cuidados que você deve ter em casa são os mesmos que tinha quando o seu bebê acabava de nascer: usar sabonetes neutros ao banhá-lo, usar cremes e loções hipoalergênicas e usar sabões suaves para lavar a sua roupa.

Apesar de que o eczema lhe provoque coceira, não permita que o seu filho coce o prurido já que isto poderia causar o aparecimento de bolhas ou infecções na pele. Consulte o seu médico, ele pode receitar algum remédio para ajudar o seu filho de maneira segura.