Bebê engatinhando em direção a mamãe

Exercícios para estimulacao o bebê a engatinhar

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 3 Novembro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #estimulacao, #seguranca, #estagios

A maioria dos bebês começam a engatinhar movendo-se sobre as suas mãos e joelhos ou arrastando-se para frente enquanto permanecem sentados no chão. Você não precisa se preocupar se o seu bebê não quer engatinhar, alguns bebês pulam a etapa de engatinhar e vão direto para a etapa de ficar em pé para depois começar a andar.

Se o seu filho não quer engatinhar tenha em conta que ele necessariamente não tem um problema físico, pode ser simplesmente questão de genética ou de caráter. Observe o seu desenvolvimento físico, como peso e altura, bem como as suas habilidades motoras; se estas se desenvolvem normalmente, tenha um pouco de paciência. Se você perceber algo que a deixe em dúvida, o melhor é consultar o seu pediatra, pois é o especialista habilitado a orientá-la.

Para ajudar o seu bebê a começar, você pode estimulá-lo deitando-o de bruços sobre a cama. Permita que as suas mãos e os seus pés toquem a superfície, aos poucos ele começará a apoiar-se nos seus braços e tentará levantar o seu corpo. Saber que você está por perto para segurá-lo o ajudará a ganhar confiança, tente!

Estimular o engatinhar

Garanta a segurança do bebê ao engatinhar

Todos os bebês são diferentes e desenvolvem esta habilidade no seu ritmo, mas o certo é que uma vez que o bebê aprende a engatinhar, não há forma de fazer com que fique quieto. Por isso deixamos aqui algumas dicas de segurança para esta etapa:

  • De preferência, deve aprender a engatinhar sobre um tapete firme, mas acolchoado que, também, seja antiderrapante. Isto protegerá o seu bebê no caso de pequenos tropeços.
  • Uma vez que aprendem a engatinhar alguns bebês são muito velozes, o melhor é colocar grades de segurança nas escadas.
  • Fixe todos os móveis que não forem firmes, como mesas de cabeceira, luminárias de chão, cômodas ou pequenas estantes. O seu bebê poderia segurar neles para tentar ficar em pé.
  • Verifique que o seu lar seja um lugar seguro para ele, agache-se e olhe tudo desde a perspectiva dele para garantir que não há nada com o que ele possa se machucar.