Crianças brincando com coleção de giz coloridos

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento dos bebês e crianças?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 3 Dezembro, 2020 // #desenvolvimento, #estimulacao

Desde que está no seu ventre, os sentidos do seu bebê se desenvolvem e ele começa a perceber o mundo. Ainda que antes de nascer já consiga perceber estímulos como as canções e os contos que os pais leem para ele. Uma vez que nasce se encontra com todo um universo de coisas novas: luzes, texturas, sons, cores; centos de sensações novas que vocês, os pais, ajudarão o seu bebê aprender brincando.

Como brincar nas primeiras semanas do seu bebê?

Com certeza desde que estava esperando o seu bebê você foi adquirindo uma grande coleção de brinquedos para os primeiros meses, isto é muito importante já que nunca é muito cedo para começar a brincar. O que é certo é que durante as primeiras semanas papai e mamãe serão o seu brinquedo favorito: seguirá os seus movimentos e as suas vozes e aos poucos começará a interagir com vocês com olhares e pequenos sorrisos.

E o que acontece depois?

Entre os quatro e os seis meses o seu bebê ficará mais ativo, irá querer segurar todos os objetos que vir e os colocará na boca. Assim conhece e explora o mundo brincando, por isso é muito importante que a sua casa seja um lugar seguro para ele.

Entre os seis ou oito meses, o seu bebê terá mais habilidades: se sentará sozinho e manipulará melhor os objetos. Ele ficará encantado de pular sobre os joelhos dos adultos ou sentar-se no chão para brincar com muitos brinquedos. As estações de atividades ou os livros para bebês são excelentes para estimulá-los durante esta etapa.

Explore o mundo divertidamente

Por volta de um ano, o seu bebê ganha mais mobilidade e já engatinha ou dá os seus primeiros passos. Para esta etapa, os melhores brinquedos são aqueles com os que pode interagir, como os brinquedos musicais, os brinquedos para armar e desarmar, etc. Este momento é ideal para ensinar-lhe canções, você adorará vê-lo dançar e aplaudir com elas, além isto estimulará as suas habilidades para comunicar-se, assim como o bom desenvolvimento da sua linguagem.

O mais importante é que aproveitem cada minuto que passem brincando junto ao seu bebê, vê-lo aprender coisas novas todos os dias será uma das suas melhores motivações.