Três bailarinos infantis em posição de dança

Entenda por que a dança faz bem à saúde das crianças

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #desenvolvimento, #estagios

A música é um dos estímulos que mais benefícios tem para o seu bebê e combinada com a dança, não apenas influencia positivamente no seu desenvolvimento cognitivo e físico, também ajuda o bebê a estimular outros aspectos como a criatividade e caráter. Assim que, seja que prefiram dançar em casa ou ir a aulas de balé, recomendamos fazer desta atividade parte da rotina dos seus pequenos.

Desenvolvimento motor nas crianças provocado pela dança

Criatividade

Dançar ajuda a estimular a sua criatividade usando a imaginação. Imaginem juntos um cenário: como estar na lua, num piquenique ou num bosque. Façam movimentos e desenhem formas com as suas mãos como resposta à música e ao cenário que visualizam. Esta atividade também ajudará o bebê a desenvolver o amor e o apreço pelas outras artes criativas, como a literatura, por exemplo.

Habilidades motoras

Nunca é muito cedo para estimular nas crianças o amor pela atividade física. Quando os pequenos dançam com os seus pais ou outras crianças estão descobrindo os seus movimentos, desenvolvendo consciência corporal e ajustando o seu equilíbrio, assim como fortalecendo os seus músculos e a sua coordenação.

Dança em atividades para seu bebê

Memória e aprendizado

A música ativa o cérebro estimulando os caminhos neuronais associados ao pensamento abstrato, a empatia e, inclusive, as matemáticas. Além disso, a melodia da música e os padrões rítmicos exercitam o cérebro e ajudam a desenvolver a memória.

Maturidade e caráter

As aulas de dança podem estimular uma rotina e sentido de responsabilidade ao redor de uma atividade divertida. Cada aula é uma oportunidade para liberar-se física e emocionalmente, ajudando a desenvolver maturidade emocional. A capacidade de expressar emoções comodamente na frente de outras pessoas mostra maturidade mental e aprender a fazê-lo através do movimento e da dança proporciona um espaço seguro para as crianças.