Bebê cabeludo deitado na cama com os braços abertos

O que é a linguagem de sinais dos bebês e quais benefícios ?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 3 Dezembro, 2020 // #estimulacao, #bebe

Os bebês sempre encontram uma maneira de transmitir as suas mensagens, inclusive antes de nascer se comunicam através de movimentos e respondem a estímulos externos. Porém, uma vez que chegam ao mundo têm que aprender a comunicar-se como a maioria das pessoas ao seu redor, isto é, falando. Mas, o que acontece enquanto começam a dominar a linguagem falada? Usar uma linguagem de sinais pode ser muito útil nesta etapa, pois ajudará você a compreender melhor o seu bebê.

O que é a linguagem de sinais dos bebês?

É uma maneira na qual os bebês se comunicam enquanto a sua linguagem falada se desenvolve. A linguagem de sinais dos bebês está desenhada para que, de forma instintiva, possam comunicar aos seus pais o que precisam.

Os sinais que antecedem as primeiras palavras do bebê

Qual idade o meu bebê deve ter para começar?

O melhor é começar depois dos seis meses, quando o seu bebê possui um controle maior sobre as suas mãos.

Como estimular os bebês?

Se o seu bebê tiver uma deficiência auditiva você pode adquirir livros especializados para conhecer os sinais que um bebê deve começar a dominar. Um especialista pode orientá-la para que você saiba qual é a melhor maneira de começar. Se esse não for o caso do seu bebê, o melhor é que juntos criem a sua própria linguagem de sinais e que a aprendam brincando.

Quais os benefícios da linguagem de sinais?

  • Melhora a comunicação entre o bebê e os seus pais.
  • Proporciona ao seu bebê uma maneira de comunicar o que deseja, antes de que suas habilidades verbais tenham se desenvolvido o suficiente.
  • Reduz a frustração dos bebês que não podem se comunicar de outro modo.
  • Ajuda a construir confiança e autoestima, pois o bebê percebe o esforço que os seus pais estão fazendo para entendê-lo.
  • Os bebês que estão familiarizados com os sinais têm maior motivação para aprender a falar.
  • Além disso, pode fazer que a transição para a linguagem falada seja mais fácil.


Se você decidir ensinar ao seu bebê uma linguagem de sinais, é muito importante que considere que a sua habilidade para a dominar depende de muitos fatores, e que isto não é um indicador das suas capacidades intelectuais. Você também não deve fazer da linguagem de sinais o único meio de comunicação entre vocês, falar com ele é a melhor maneira de estimular as suas habilidades para comunicar-se.