Criança em sua primeira visita ao dentista

A primeira visita ao dentes e dicas de higiene bucal em bebês e crianças

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 21 Março, 2020 // #higiene, #saude, #cuidados

Depois de que aparecem os primeiros dentes de leite a saúde e higiene bucal do seu filho é um dos aspectos mais importantes para o seu desenvolvimento ideal. É muito importante que a partir desse momento as visitas ao dentista se tornem regulares, pois é o profissional mais adequado para assessorar você sobre a saúde bucal do seu filho, além de oferecer um tratamento profissional caso for necessário.

Os protocolos da primeira visita do seu filho ao dentista

Na primeira visita o seu dentista avaliará a alinhamento da mandíbula, comprovará qualquer sinal de cáries nos dentes e dará orientação para cuidar e limpar melhor os dentes do seu bebê. Aproveite esta consulta para resolver todas as suas dúvidas!

Prepare o seu filho para a experiência da primeira visita

Prepare o seu filho para uma visita ao dentista mediante a leitura de livros sobre este tema ou brinquem de dentista com brinquedos ou bonecos. Explique para ele que os dentistas usam máscaras sobre as suas bocas para fazer o seu trabalho e ensine-lhe a abrir a boca bem grande para que o dentista possa dar uma olhada. Evite usar palavras negativas como “medo”, “agulha” ou “injeção”. Estas palavras assustam os adultos, imagine o que podem causar nas crianças.

Saúde oral e higiene bucal do seu filho

Como prevenir a cárie em bebês e crianças

  • Permita o uso de mamadeiras apenas para as refeições e não como uma ferramenta para acalmar o seu bebê na hora de deitar-se.
  • Evite os sucos, refrescos ou outras bebidas açucaradas, assim como as balas ou caramelos, pois em geral estes ficam na boca durante muito tempo.
  • Ensine a seu filho a beber no copo ou com um canudinho assim que estiver pronto. Isto acontece normalmente perto dos 12 meses.
  • Mantenha boas práticas dentais e escove os dentes do seu bebê pelo menos duas vezes por dia.

Chupar o dedo: um hábito que precisa mudar

Se a sucção do polegar se prolongar por anos, existe uma alta possibilidade de que o seu filho tenha uma mordida aberta, dentes tortos e, até a possibilidade de mudanças na mandíbula superior. Se você acha que o seu bebê chupa muito o dedo, consulte o seu pediatra, ele pode assessorar você para corrigir esta situação.

A escovação dos dentes de bebês e crianças

  • Utilize uma escova especial para crianças e bebês e escove os dentes dele pelo menos duas vezes por dia, o ideal é escovar os dentes dos bebês depois do café da manhã e exatamente antes de ir deitar. Use somente água ao princípio, quando o seu bebê aprender a cuspir pode começar a usar uma gota pequena de creme dental.
  • Escove os dentes do seu bebê com um creme dental com baixo conteúdo de flúor desde os dois anos de idade e até os 7 anos.
  • Em geral, as crianças são capazes de escovar os seus próprios dentes ao redor dos 5 anos, porém, é recomendado que você continue ajudando-o e o vigie durante a escovação até os 7 ou 8 anos aproximadamente.
  • Visita ao seu dentista regularmente, não espere ter um problema para fazê-lo. Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde do seu bebê.