Importância da higiene pessoal desde pequeno

A higiene pessoal também é aprendida desde pequeno.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 1 Outubro, 2020 // #higiene, #limpeza, #saude

A HIGIENE PESSOAL TAMBÉM É APRENDIDA DESDE PEQUENO

Ensinar hábitos de higiene e limpeza ao seu bebê requer tempo, esforço e constância, por isto não faz mal mencionar que o exemplo, como em outros bons hábitos, será a chave para que seu pequen@ se aproprie dessas rotinas e as coloque em prática mesmo sem que você tenha que lhe dizer.

A limpeza pessoal é dividida em duas categorias: a primeira com nós mesmos e a segunda com o que nos rodeia. Para ambas as categorias, você deve considerar certos momentos importantes para que seu bebê comece a internalizar sua rotina de limpeza, então nós vamos compartilhar com você.

 

Higiene personal desde pequeño

Limpeza e higiene pessoal

Lavar bem as mãos: Este hábito é básico e muito importante. Ensine-o a lavar as mãos com água e sabão antes e depois de comer, depois de ir ao banheiro, depois de tocar um animal de estimação, depois de brincar com seus brinquedos e cada vez que chegar à sua casa, na escola ou em qualquer lugar depois de um passeio.

Como fazer isso?

  • Molhe as mãos com água morna, se possível, e adicione sabão.
  • Esfregue bem as mãos com sabão por 15 a 20 segundos. Você pode cantar alguma música ou contar, então esses 20 segundos passarão mais rápido. Durante esses 20 segundos, não se esqueça de fechar a torneira!
  • Enxague bem as mãos com água corrente.
  • Seque as mãos com uma toalha de papel descartável ou um secador de ar. Se possível, use a toalha de papel para fechar a torneira.

O banho ou ducha diária: Quando são bebês eles adoram, mas ao longo dos anos eles podem rebelar-se! Monitore seu banho diário, os pediatras recomendam realizá-lo à noite, porque facilita o descanso e o sono.

 

Secar bem após o banho: Tão importante quanto o banho diário, é secar corretamente. Recomenda-se usar uma toalha própria ou, no caso de estar fora de casa, usar toalhas de papel que evitem contágio e garantam que a umidade seja removida nas mãos, nos pés, nas dobras e em qualquer parte do corpo suscetível ao desenvolvimento de fungos, herpes, etc.

Escovação de dentes: A partir de 12-18 meses, recomenda-se limpar os dentes do bebê com uma escova adaptada, uma pasta de dentes com uma concentração de flúor não superior a 500 ppm F-, sob a supervisão de um adulto. Utilize jogos, músicas ou gadgets como pequenas ampulhetas!

Assoar o nariz usando um lenço: A sujeira de nariz às vezes é sinônimo de criança pequena, por isto você deve ter especial atenção em ensinar-lhe o hábito de limpar o nariz para evitar que ele comece a comê-los. Acostume-o a assoar sempre com um lenço.

 

Na hora de tossir ou espirrar: Se desde pequeno aprende a técnica adequada para espirrar ou tossir, não só irá ajudar o seu pequeno, mas também as pessoas que o rodeiam porque, dessa forma, poderá evitar contagiar os outros se ele estiver doente. Recomenda-se usar um lenço e depois jogá-lo no lixo, mas se você não tiver um, precisa colocar a parte inferior do cotovelo no nariz e na boca e, obviamente, lavar as mãos constantemente.

Limpeza e higiene em seu ambiente

Limpeza do seu quarto: Ainda é muito pequeno, mas a bagunça no seu quarto pode ser a causa de muitas dores de cabeça no futuro, então agora é o momento ideal para ensinar-lhe esse hábito. A melhor maneira de fazer isso é transformar a limpeza do quarto em uma brincadeira.

Limpeza de seus brinquedos: Não se trata apenas de manter suas coisas arrumadas, mas também de mantê-las limpas. Então, passe um momento sentado com ele para limpar seus brinquedos e faça parte dessa atividade, além de ensinar-lhe esse importante hábito, você fortalecerá o vínculo com seu bebê.

Na hora de comer: No começo será complicado que ele entenda e coloque em prática as maneiras na mesa, especialmente se estiver no estágio onde quer jogar tudo no chão. No entanto, ele gradualmente vai corrigindo esses comportamentos ensinando-lhe a importância da comida e de manter o lugar onde os alimentos estão limpos. Também não faz mal mostrar-lhe como são lavados para que vá associando que, depois de comer, os utensílios que foram usados devem ser limpos.

Estes hábitos de higiene não são aprendidos de um dia para o outro, para alcançá-los, você precisa ser constante e dedicar tempo, embora não seja fácil, no futuro você vai agradecer. Não se sobrecarregue, no início você pode usar lenços umedecidos que são uma maneira prática de manter seu bebê limpo, Huggies® oferece uma grande variedade de apresentações inspiradas em seu pequen@, pois não contêm álcool nem parabenos e são feitos com fibras naturais.

Lembre-se, limpeza é saúde!