Desinfetar os brinquedos do bebê

Com que frequência devo desinfetar os brinquedos do meu bebê?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 1 Outubro, 2020 // #higiene, #saude, #cuidados

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO TENHO QUE DESINFETAR OS BRINQUEDOS DO MEU BEBÊ?

Nos primeiros anos de vida, as mãos e a boca são as ferramentas com as quais os bebês exploram e aprendem sobre o mundo ao seu redor. E, por serem muito curiosos, devemos limpar e desinfetar todos os objetos que usam constantemente, principalmente brinquedos, para evitar a propagação de micro-organismos, como bactérias e germes, os quais podem afetar sua saúde.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para que você saiba a frequência recomendada para limpar e desinfetar os brinquedos do seu filho:

  1. Não é necessário limpar os brinquedos diariamente;
  2. Você deve limpar os brinquedos quando eles estiverem visivelmente sujos;
  3. A limpeza e desinfecção geral devem ser semanais ou quinzenais;
  4. Bichos de pelúcias empalhados devem ser sacudidos ou aspirados a cada 3 dias, sendo lavados uma vez por semana;
  5. Quando os brinquedos forem compartilhados, como em uma creche, eles deverão ser lavados e desinfetados semanalmente;
  6. Se o seu filho estiver se recuperando de uma doença, você deverá limpar e desinfetar seus brinquedos diariamente, para evitar recaídas;
  7. Se o seu filho compartilhou brinquedos com outras crianças, o ideal é lavá-los imediatamente após isto.

Limpieza de los juguetes del bebé

Seguem outros aspectos de que você não pode se esquecer ao desinfetar brinquedos:

  • Recipientes para brinquedos: ao separar os brinquedos antecipadamente em diferentes recipientes (brinquedos de pelúcia, madeira e plástico), será mais fácil lavá-los e desinfetá-los. Não se esqueça de incluir os recipientes durante a limpeza também;
  • Área de recreação: o local onde as crianças costumam brincar deve ser limpo e desinfetado diariamente;
  • Tapetes infantis: os tapetes de borracha devem ser lavados semanalmente ou diariamente, caso façam parte da área de recreação designada para a criança.

Animais de estimação também adoram brinquedos, então eles podem confundir os brinquedos do seu bebê com os deles ou vice-versa. Por este motivo, evite deixar que seu animal de estimação tenha contato com os brinquedos do seu filho.

A limpeza deve ser feita para retirar poeira, restos de comida, saliva e muco do bebê, de modo que a desinfecção para erradicar completamente os germes, bactérias e vírus deve ser realizada com produtos que contenham concentração mínima de álcool de 70%.

Bichos de pelúcia juntam muita poeira e ácaros, por isto é necessário sacudi-los em ambiente ventilado e longe das crianças ou aspirá-los a cada 3 dias. Também é recomendável colocá-los no refrigerador por algumas horas. Estes devem ser lavados uma vez por semana. Verifique se eles estão com as pilhas antes de lavá-los.

Os brinquedos de plástico e borracha devem ser lavados com sabão e escova de cerdas, secando em local limpo e ao ar livre, uma vez por semana.

Para brinquedos de madeira ou a bateria, o ideal é limpar a superfície com pano umedecido em água com sabão ou desinfetante, secando-os com outro pano limpo e seco. E nunca misture vinagre com outros produtos de limpeza, pois isto cria reações químicas que podem produzir gases perigosos.