Bebês jogam tudo no chão

O que faço se meu bebê não para de jogar tudo no chão?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 23 Setembro, 2020 // #dicas, #cuidados, #maternidade

O QUE FAZER SE O MEU BEBÊ NÃO PARAR D E JOGAR TUDO NO CHÃO?

Seu bebê está em uma fase de experimentação e descoberta, que pode se manifestar na forma como ele interage com os objetos ao seu redor. Uma das ações que, sem dúvida, irá chamar sua atenção mais de uma vez será o arremesso contínuo de objetos no chão; mas antes de repreendê-lo, sugerimos que você entenda por que ele o faz.

Não se desespere, pois isto é absolutamente normal. Na verdade, é um bom sinal, que indica que seu pequenin@ está crescendo bem. Embora às vezes pareça que ele se diverte ao deixa-la com raiva, o que o motiva é o fato de perceber sua autonomia e os efeitos que suas ações têm sobre o ambiente.

El bebé se la pasa tirando todo al piso

“Mas por que ele faz isto?”

Jogar as coisas no chão está relacionado à coordenação de movimentos que seu bebê está aprendendo. Para o seu filho, é quase como um truque de mágica toda vez que ele ouve o som de um objeto caindo ou mesmo o fato de ele vê-la pegá-lo, causando nele uma obsessão que o leva a fazer isto repetidamente.

Por isto, recomendamos que seja muito paciente. Não o repreenda, pois para o seu filho jogar um objeto significa uma grande conquista. No caso da comida, você pode olhar nos olhos dele e explicar com calma que os alimentos não podem ser jogados no chão, para que seu bebê saiba que não deve fazer isto.

Como você pode ver, é quase inevitável que seu filh@ não atire objetos alguma vez nessa fase de descoberta. Então, preste atenção e prepare o ambiente para esta atividade: dê a ele objetos que não impliquem nenhum risco como bichos de pelúcia, bolinhas, etc.; além disto, na hora das refeições, tente preparar o seu espaço, caso decida jogar a comida.

O seu bebé está crescendo todos os dias e o seu desenvolvimento psicomotor é muito importante. Por este motivo, essa prática pode até fazer parte desse “jogo”. Sabendo disto, separe um horário do dia para interagir com ele, dê-lhe brinquedos ou objetos e deixe-o jogá-los no chão. Desta forma, você também irá reforçar que coisas e a que horas é permitido jogar objetos no chão.

Sem dúvida, seu pequen@ começará a ser mais ativo e precisará de mais paciência de sua parte. Não se desespere, tire da sua cabeça a ideia de que seu bebê está zombando de você ou brincando com você; o que o diverte é perceber como o mundo reage às suas ações e faz parte do seu crescimento.

Agora, sim, você poderá pegar tudo o que seu filho jogar no chão enquanto lê este artigo.