Primeiros socorros para bebês e crianças pequenas

Principais emergências em crianças e primeiros socorros.

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 1 Outubro, 2020 // #saude, #segurança, #cuidados

PRINCIPAIS EMERGÊNCIAS E PRIMEIROS SOCORROS ENVOLVENDO AS CRIANÇAS

As crianças são muito curiosas e não medem os perigos. Por isto, aprender os primeiros socorros para agir com rapidez, eficácia e segurança em caso de qualquer eventual emergência, até receber a ajuda de um profissional de saúde, é essencial para evitar desfechos desastrosos.

Aprenda como reagir em caso de asfixia, convulsões, envenenamento e muito mais, aplicando algumas medidas básicas de primeiros socorros.

Asfixia

Se o seu filho engolir algo que venha a ficar preso na garganta, ele não conseguirá respirar, tossir, chorar ou gritar. Chame a ambulância enquanto vai tentando ajudá-lo das seguintes maneiras:

  1. Verifique se é possível ver o objeto dentro de sua boca e tente alcançá-lo com o dedo indicador;
  2. Se o objeto não for observado, mantenha a criança, de joelhos, de bruços, de forma que a cabeça fique mais baixa que o resto do corpo;
  3. Segure a criança com firmeza e bata nela, até 5 vezes, com a palma da mão, nas costas, entre as omoplatas;
  4. Se isto não funcionar, vire-o de costas, coloque dois dedos em seu peito, onde termina o esterno, e faça 5 compressões torácicas para liberar o bloqueio;
  5. Alterne ambas as manobras até que o objeto seja ejetado ou chegue ajuda.

Queimaduras

A pele dos bebês é muito mais sensível do que a dos adultos; portanto um pires (prato) ou bebida quente, utensílios de cozinha ou secador de cabelo pode causar queimaduras. Calma, siga as seguintes recomendações:

  1. Coloque a queimadura em água fria por, no mínimo, dez minutos;
  2. Cubra a queimadura com uma película plástica (de cozinha) para manter a área limpa e evitar qualquer possível infecção. Se não tiver, pode colocar um saco plástico limpo;
  3. Vá ao médico para avaliar as queimaduras.

Envenenamento

A ingestão de produtos de limpeza ou medicamentos pode causar intoxicação em crianças. Antes de realizar qualquer ação, tenha em mente os seguintes pontos:

  1. Descubra o que ele ingeriu, quanto e quando ele tomou;
  2. Leve-o ao pronto-socorro, chame seu médico e/ou ambulância;
  3. Não dê nada para beber, pois qualquer líquido pode acelerar a absorção do veneno pelo corpo;
  4. Não o faça vomitar, pois o que ele ingeriu pode causar mais danos quando sair.

Convulsões febris

São uma reação do corpo da criança provocada por um rápido aumento da temperatura corporal ou por uma febre alta mantida por um longo período de tempo. As crises geralmente são acompanhadas por perda de consciência, desvio do olhar e rosto vermelho. Entre as medidas que você deve realizar, estão as seguintes:

  1. Remova objetos que podem causar danos ao seu redor;
  2. Coloque travesseiros ou almofadas para proteger a cabeça;
  3. Tire a roupa aos poucos e ajuste a temperatura do ambiente;
  4. Deite a criança com a cabeça de lado.

Urgencias y primeros auxilios con niños pequeños

Ficar calmo e reagir rapidamente aos primeiros socorros pode salvar a vida do seu filho. Dirija-se ao pronto-socorro ou ao pediatra para fazer uma avaliação do seu estado, mesmo que você tenha conseguido estabilizá-lo. Acidentes são mais comuns do que pensamos, no entanto podemos reduzir o risco de acidentes mantendo produtos e objetos perigosos fora do alcance de nossos filhos.

Não se esqueça de complementar essas informações com o pediatra do seu bebê. Seu ponto de vista especializado é muito importante para termos um plano de ação, em caso de algum desses imprevistos.