Como aliviar as cólicas do meu bebê?

Cuidando das cólicas do bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #cuidados, #saude

Quando comemos, sempre entra um pouco de ar no nosso estômago. Isto é completamente normal e, também, acontece com o seu bebê, ainda mais que o seu sistema digestivo ainda não está completamente maduro. Às vezes, o ar que entra no seu estômago forma pequenas bolsinhas de gases, que podem ser muito incômodas para ele.

As cólicas deixam o bebê irritado, em ocasiões com choros impossíveis de acalmar e, como se fosse pouco, com dificuldade para conciliar o sono. É fundamental que diante desta situação você não perca a calma, os bebês são muito perceptivos diante das emoções das pessoas que os rodeiam.

Como evitar que o seu bebê tenha cólicas?

  • Quando alimentar o seu bebê, tente manter as suas costas retas e, quando tiver terminado, dê suaves tapinhas nas suas costas, enquanto o inclina levemente para frente. Se retornar algo de alimento, não se preocupe, às vezes isso acontece porque comem um pouco mais do que precisam.
  • Sempre o alimente com tempo e o ensine a se alimentar devagar. Às vezes as cólicas são produzidas quando o seu bebê come com muita pressa.
  • Quando estiver por acordar, tente fazer que fique alguns minutos de bruços. Esta posição distende e relaxa o seu abdômen, o que ajuda a evitar e aliviar o refluxo, as cólicas e, inclusive, a prisão de ventre.

cólicos

E se já tiver cólicas, o que posso fazer para acalmá-lo?

  • O primeiro é embalá-lo: os bebês gostam do movimento e isso pode ajudar a distrai-lo.
  • Se isso não o acalma, caminhe devagar com ele no ombro e faça massagens suaves nas suas costas.
  • Outra boa opção é colocá-lo no carrinho e sair para dar um passeio, o ritmo pode ser de muita ajuda para tranquilizá-lo.

A união faz a força: esclareça todas as dúvidas que tiver com o seu pediatra e consulte outras mães sobre quais são as técnicas que funcionaram para elas. Trocar informação e compartilhar estas inquietudes sempre resulta em grande ajuda.