Seu bebê e seu sistema sensorial

Como o mundo é percebido: os 5 sentidos do seu bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 3 Setembro, 2020 // #bebe, #estimulacao, #parto

COMO O MUNDO É PERCEBIDO: OS 5 SENTIDOS DO SEU BEBÊ

Como seu bebê sente o mundo?

Quando seu bebê chega às 28 semanas de gestação, ele consegue ouvir os batimentos cardíacos, sentir o calor do líquido amniótico e até perceber sabores, mas como ele percebe o mundo por meio de cada sentido depois de nascer?

Após o nascimento, seu bebê começa a perceber o mundo e seu sistema nervoso recebe tantas informações que ele se cansa rapidamente, o que lhe dá sono. Enquanto dorme, seu cérebro processa todas as novas informações e é por isto que os recém-nascidos adoram dormir o tempo todo!

Ayudalo a percibir un entorno amoroso

Vista:

Nos primeiros dias, a visão do bebê é embaçada, então o melhor para ele começar a reconhecê-la é manter seus olhos a uma distância de 20 cm do seu rosto. No início, ele distinguirá as imagens em cores nitidamente contrastantes, bem como imagens em preto e branco com mais clareza. Ao completar sua primeira semana, ele conseguirá reconhecer seu rosto.

Tato:

Mesmo que não consiga ver você com clareza, seu bebê sente todos os seus toques, bem como as mudanças de temperatura em seu ambiente. À medida que você percebe esses estímulos, seu cérebro forma uma espécie de mapa interno de seu corpo. Essa consciência, assim como seus movimentos e reflexos inatos, são essenciais para o pleno desenvolvimento de suas habilidades motoras e sensoriais. Além disto, o desenvolvimento do sentido do tato também é muito importante para o desenvolvimento emocional.

Ouvido:

Sua voz será o seu som favorito! Isto por que era o som que ele ouvia com mais clareza quando estava na barriga. Durante o primeiro ano, o seu bebê está basicamente focado em identificar de onde vêm os sons.

Olfato e paladar:

Seus sabores favoritos são doces e seu olfato é tão sensível que ele aprenderá a reconhecer o cheiro do leite materno, bem como o odor do corpo quase imediatamente após o nascimento. Se o seu bebê não quiser dormir, ficará muito inquieto ou não parará de chorar. Uma boa ideia para acalmá-lo é envolvê-lo com a camisa que você usou durante o dia: seu cheiro o ajudará a relaxar!