Extrair o leite será mais simples com essas dicas

Extração de leite-maternidade maternidade

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #saude, #cuidados

Se a mãe decidiu extrair o leite, existem dois métodos à disposição:

  • A extração manual
  • A extração mediante um extrator ou bomba tira-leite materno

Extração manual

Para muitas mulheres é fácil extrair leite manualmente. Seja para tirar o excesso de leite quando os seios estão muito congestionados ou para realizar uma extração ocasional, este método pode ser o mais conveniente.

É recomendável começar o processo bem relaxada, depois de um banho ou de uma compressa morna, que contribuem para suavizar os seus seios. Com as mãos bem limpas, comece a massagear o seio em direção à auréola. Depois, segure o seio com uma mão e utilize os dedos indicador e polegar da outra mão, apertando em direção à auréola. Armazene o leite em um recipiente esterilizado com abertura larga.


Extração com bomba

Quando é planejada uma extração frequente, por exemplo, para um bebê prematuro ou ao terminar a licença maternidade, é comum que as mães recorram a uma bomba. Existem versões mecânica ou elétrica.

Independentemente do método que você escolher, deve praticar antes, tanto como extrair o leite, como acostumar o seu bebê a tomá-lo na mamadeira.

Para garantir a sua comodidade, lembre ao seu chefe o dia que você vai voltar ao trabalho e que precisará de um espaço privado, onde possa extrair o leite.


Higiene
A higiene é muito importante na extração do leite, por isso, lembre-se sempre de lavar as suas mãos antes de começar. Também é necessário lavar e esterilizar a bomba, assim como os recipientes que você usar para armazená-la.

Armazenamento
Para guardar o leite extraído é melhor que o recipiente seja resistente, de plástico ou vidro, e com fechamento hermético. Existem também uns saquinhos especiais para armazenar leite materno.

Para não desperdiçar muito leite, uma boa opção é guardá-lo em pequenas quantidades, porque se sobrar leite na mamadeira não é recomendável voltar a tomá-lo.

Enquanto estiver no seu trabalho, você pode guardar o recipiente na geladeira e, ao chegar à sua casa, pode optar pelo congelador se não vai ser consumido antes dos dois dias ou pela geladeira novamente. O leite materno em uma geladeira pode ser conservado por 24 horas e, no congelador, com temperatura inferior aos 19 graus abaixo de zero, por até 6 meses. Para evitar confusões, é conveniente etiquetar os recipientes.

Para descongelar o leite é suficiente deixá-lo morno, para isso, agite-o dentro de um recipiente com água morna. Não é recomendável o uso de micro-ondas. Não se preocupe se vir que o seu leite está separado no recipiente, isto é normal e ocorre porque o seu leite não está homogeneizado, por isso a parte mais gordurosa sobe.

No momento de dar o leite ao seu bebê agite-o um pouco.