Mi bebé está comiendo bien

Como saber se seu bebê está comendo bem?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 11 Setembro, 2020 // #alimentacao, #saude, #cuidados

COMO SABER SEU SE O SEU BEBÊ ESTÁ COMENDO BEM?

As dúvidas mais frequentes das mães estão relacionadas à alimentação do bebê: Quanto ele deve comer? Como posso saber se ele está satisfeito? Ele está se alimentando bem? Antes de ficar confusa com tantas perguntas, continue lendo para descobrir as respostas que lhe darão a paz de espírito que está procurando.

A primeira coisa que deve saber é que não existe uma regra que você deva seguir à risca; respeitar o apetite dele é a chave, uma vez que seu estômago é apenas do tamanho de seu punho. Dito isto, compartilhamos algumas quantidades que servirão de guia para saber se você está alimentando bem seu bebê.

Um recém-nascido precisa de 60 ml por mamada e, à medida que ele for crescendo, pedirá mais até atingir 230 ml. Nas primeiras semanas, ofereça os dois seios toda vez que for amamentar, para garantir um bom suprimento de leite; em seguida, alterne um a cada mamada. Curiosamente, uma mãe pode produzir de 720 ml a 1 litro de leite por dia; se tivesse o estímulo de dois bebês, geraria o dobro.

 

Alimentación de mi bebé

Entender sua maneira de mamar é fundamental, pois, caso você não saiba, quanto mais ele crescer, menos leite beberá: 1 litro ao dia aos 6 meses, 750 ml aos 12 e 500 ml após 1 ano. Interessante, certo? Com isto em mente, você deve levar em consideração diferentes aspectos da dieta e do peso do seu bebê:

 

  • O estômago de uma criança antes dos 6 meses leva de 1 a 4 horas para esvaziar;
  • Os bebês amamentados têm intervalos mais curtos do que a fórmula, porque o leite materno é digerido mais rápido;
  • É normal que um recém-nascido perca até 10% do peso nos primeiros 7 dias de vida;
  • A alimentação dele está indo bem se ele deixar de perder peso no início da segunda semana e ganhar novamente ao final da segunda semana;
  • Aos 6 meses de idade, ele pesa o dobro de quando nasceu e o triplo no primeiro aniversário.

Se você está se perguntando como saber se o seu filho não ficou satisfeito, basta prestar atenção aos sinais que ele mesmo manifestará:

  • Ele mexe a cabeça para a direção em que ouve sua voz e abre sua boca (recém-nascido);
  • Ele chora e passa mal depois de comer;
  • Ele fecha os punhos e tenta colocá-los na boca;
  • Ele não dorme bem entre as mamadas.

E, por fim, compartilhamos um guia de perguntas que ajudará você a saber se seu bebê está se alimentando bem:

  1. Ele faz cocô toda vez que come ou até 3 vezes ao dia se for um recém-nascido e 1 ou 2 vezes a partir das 6 semanas de idade?
  2. Suas fezes são amareladas ou marrons?
  3. Molha pelo menos 5 fraldas por dia?
  4. Come entre 8 e 12 vezes em 24 horas?
  5. Parece satisfeito e feliz depois de comer?
  6. Está ganhando pelo menos 25-30 g por dia?
  7. Você sente seu peito cheio antes de ele mamar e “vazio” quando terminar?

Como o próprio nome indica, este é apenas um guia. Não se esqueça de consultar o pediatra do seu bebê, caso tenha alguma dúvida sobre a alimentação e o crescimento dele. O mais importante é estar atenta aos sinais do bebê. Aos poucos, você irá conhecê-lo melhor e poderá detectar mais facilmente algo fora do comum.