Seu corpo e o do seu bebê durante os dois primeiros meses

Seu bebê já tem dois meses

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #desenvolvimento, #alimentacao, #sono, #vacinacao, #exercicios, #pos-natal

Se você sente que está investindo muita energia e conquistando poucos avanços, este mês pode mudar um pouco as coisas. As primeiras semanas da criação dos filhos podem parecer algo frustrante, muito esforço e dedicação com pouquíssima retroalimentação de parte dos bebês. Entretanto, a partir de agora o seu bebê estará mais animado, sorrirá, começará a cooperar e, realmente, se conectará com você.

Ver o seu sorriso pode derreter o seu coração. Inclusive, se você nunca teve muita convivência com bebês, é provável que tenha alguma ideia de como falar com os seus, eles não criticarão as suas intenções. Só se lembre de estabelecer contato visual, falar suavemente e fazer alguns gestos com a sua cara. À medida que o seu bebê sorria como resposta às suas ações, você deverá responder às dele. Isto se conhece como reciprocidade ou a "brincadeira" da comunicação, que ocorre entre um pai e o seu bebê.

A alimentação

O seu bebê pode mostrar sinais de fome cada vez mais claras a partir deste mês e demandar ser alimentado com mais frequência. Tente agradá-lo quando o assunto for alimentá-lo e confie na sua capacidade de saber se ele está com fome. Se você está amamentando e só está oferecendo um peito, precisará começar a alimentá-lo com ambos.

O seu bebê seguirá precisando ser alimento durante a noite, mas, possivelmente, esteja tendo períodos de tempo mais longos, talvez 5 a 6 horas entre cada mamada durante a noite. Este sono mais longo e ininterrupto pode ser uma oportunidade ideal para que os pais compensem as noites das semanas anteriores, assim, aproveite!

O sono

Preste atenção aos padrões de sono que se desenvolvem durante este mês, o seu bebê dormirá entre 1 e 3 horas durante o dia, a maioria dos dias. Também é provável que estejam mostrando sinais de cansaço 30 minutos a uma hora depois de se alimentar, fazendo que este seja o melhor momento para colocá-lo no seu berço para dormir. O sono total durante um dia completo varia consideravelmente, assim, qualquer quantidade entre 9 e18 horas é considerado normal a esta idade.

Comportamento

Muitos bebês apresentam a maior frequência no choro quando têm 2 meses, fazendo que os seus pais se angustiem tanto como eles. Existem muitas razões pelas quais o bebê chora, inclusive, quando parece que todas as suas necessidades foram satisfeitas. A maturação do sistema nervoso, ao ser sobre estimulado, o cansaço ou o simples desejo de estar tranquilo são algumas das razões mais comuns.

Nestes primeiros meses haverá momentos nos quais você só precisará atender as necessidades do seu bebê e seguir os seus instintos para saber o que precisa. Se você acha que o seu bebê quer ser acariciado, que o acalme ou quer ser levado a um passeio, faça-o.

Marco do desenvolvimento

O reflexo involuntário do agarramento do seu bebê agora desaparecerá só para ser substituído por um agarramento voluntário. Assegure-se de ter alguns chocalhos e brinquedos pequenos e seguros que possam distrai-los. Este é, também, o momento no qual o seu bebê descobrirá as suas mãos e pés, e se manterá ocupado com eles por alguns períodos de tempo. O seu bebê era muito novo para entender que esses interessantes apêndices eram dele, estará tão fascinado que cruzará as suas mãos e os seus pés pelo seu campo de visão com muita frequência.

A visão do seu bebê também está se desenvolvendo. Aos 2 meses de idade já poderá seguir você com os olhos. Observe-o enquanto segue o seu rosto e olhos, olhando fixamente nos seus olhos, logo sorri para mostrar-lhe que percebeu.

Segure um brinquedo no seu campo de visão e observo os seus olhos, trabalhando para centrar-se nele. Se você observa que o seu bebê tem um estrabismo ou qualquer outro problema com os seus olhos, consulte o seu pediatra ou médico.

O desenvolvimento da visão é rápido nos primeiros anos e o diagnóstico e tratamento precoce dos problemas, geralmente, leva à melhores resultados.

Crescimento

É provável que o seu bebê tenha crescido muito e aumentado de peso no segundo mês, uma média entre 150 e 200 gramas por semana. Não se preocupe se ganham muito peso uma semana e nem tanto na seguinte, o aumento de peso é só um indicador de crescimento. A medida da circunferência da cabeça e o tamanho, o estado de ânimo e o comportamento geral são igualmente importantes. Olhe o seu peso e o seu crescimento durante um período de várias semanas, ao invés de cada semana de forma independente.

Mantenha-o saudável

Esta é a idade na qual o seu bebê deve receber as suas primeiras vacinas. Marque a data no seu calendário ou agenda, para ter presente que não deve passar despercebido este momento. Muitas organizações oferecem jornadas de vacinação gratuitas, ainda que estas possam estar restritas a determinados dias do mês. Outra opção é que você agende uma consulta com o pediatra e assegure-se de levar a caderneta de vacinação do seu bebê, para registrar a data de imunização e gerar um lembrete de quando deve ser aplicada a seguinte.

Cuide da sua segurança

Deixe que o seu bebê passe muito tempo no chão a cada dia. Se você tiver animais de estimação terá que mantê-los longe do bebê, sem importar que tão interessados possam estar. Nunca deixe o seu bebê sem supervisão no seu trocador, no chão ou em um lugar inseguro, ainda que sejam pequenos podem mover-se por acaso. Faça um reconhecimento das áreas onde você pode deixar o seu bebê e identifique se tem objetos pequenos que poderiam pegar. Os brinquedos precisam ser arredondados, suaves e sem beiradas pontiagudas.

Brincadeira e interação

Tenha cuidado com a resposta do seu bebê a barulhos fortes ou, inclusive, repentinos. Se pulam e se assustam, é um sinal tranquilizador de que a sua audição é normal. A maioria dos bebês tem a membrana auditiva desde o nascimento. Entretanto, se há preocupações, é recomendado realizar um exame. Se você tiver alguma dúvida sobre a audição do seu bebê, peça ao seu pediatra ou a seu médico que o revise, eles lhe dirão se é necessário remetê-lo ao fonoaudiólogo.

O que acontece com a mãe?

Tente dedicar umas horas semanais para você mesma e fazer algo que lhe gere prazer. 
Este é o momento no qual você pode pensar seriamente em recomeçar a fazer algum exercício. Pesquise sobre práticas de baixo impacto que não deixem você esgotada e que sejam motivadoras para seguir fazendo. Caminhar, nadar, fazer ioga ou fazer exercícios de peso leve são boas práticas, já que é pouco provável que lhe causem dor muscular excessiva.

Se você estiver amamentando, saiba que começar um programa de exercício poderia reduzir a produção de leite materno. Se você quiser correr, terá que usar um sutiã com um suporte que minimize o impacto sobre os seus peitos. Também lembre que se você teve problemas de incontinência urinária, correr ou fazer exercícios repetitivos não será adequado.

Se você não teve uma consulta de controle pós-natal, agora é o momento. O seu sangramento vaginal deve ter se estabilizado e o seu útero e os órgãos internos já deveriam ter regressado ao seu estado de não grávida. Algumas mulheres não fazem o controle pós-natal, dizendo que não têm tempo ou que não veem motivos. Entretanto, realizar o controle pós-natal é tão importante como os controles do seu filho. Também é uma oportunidade ideal para discutir opções anticonceptivas com o seu médico.

As suas emoções

Algumas mães se sentem como se estivessem em piloto automático durante esta etapa, especialmente, se têm filhos mais velhos. É comum se sentir muito cansada e sem energia, inclusive, depois de dormir um pouco. Quando os bebês têm 2 meses de idade, muitos pais já voltaram ao trabalho depois da sua licença de paternidade e, ainda que em exceções, geralmente são as mães que são as principais cuidadoras no primeiro ano de vida dos seus bebês.

Se você está acostumada a uma vida profissional ocupada e organizada, então se adaptar à maternidade de tempo completo significará ter que fazer uma mudança mental significativa. Tente não se isolar dos seus amigos. É importante que tenha estimulação mental e não se sinta sozinha.

Autocuidado

Se você percebe que o seu cabelo está caindo, não se desespere. Durante a gravidez o cabelo passa por uma fase de retenção e perde menos cabelo a cada dia. A influência hormonal e o fim dos hormônios específicos da gravidez significam, para muitas mães, que perdem mais cabelo do que estavam acostumadas. Tente não se preocupar. É provável que tudo se normalize durante os próximos dois meses.

Cuide dos seus dentes e gengivas e não se descuide da sua higiene oral. Inclusive, se não tem muito tempo para fazer outras coisas, preste atenção à sua boca, já que os pais que têm uma cárie dental ativa podem transmitir bactérias orais ao seu bebê através de beijos. Vale a pena cuidar de você mesma.

A suas necessidades de sono

Tente ir dormir cedo. As alimentações noturnas seguem sendo uma realidade, assim, se for possível, procure dormir durante os períodos de sono mais longos do seu bebê, inclusive, se isto significa deixar que a sua cabeça toque ao travesseiro às 8:00 hs. Ter umas poucas horas de sono profundo e reparador cada noite pode significar a diferença entre ter um bom dia ou não.

As suas relações

É provável que a relação com o seu companheiro tenha estado em suspenso durante os últimos dois meses. A recuperação do parto, o esgotamento físico e o estar dedicada exclusivamente ao seu bebê, deixa a maioria das mães com poucas reservas para investir. Mas, se ambos estão prontos para reiniciar a sua atividade sexual, então este é o momento.

Lembre-se que o fato de ter tido um bebê recentemente não significa que você seja estéril. Fale com o seu médico sobre as opções anticonceptivas que são adequadas para os dois.

# 2D # 3D # 20-semana # 26-semana # 3-meses # 41-semana # abdominal # abraco # abracos # acalma-lo # acucar # adaptacao # adaptar # afeto # ágil # agilidade # agua # album # alergia # aliementacao # alimentacao # alimento # alimentos # amamentacao # amamentar # amigos # amor # andar # anemia # anestesia # animal # aniversario # anomalias # ansiedade # apoio # aprender # armazenar # arroto # asfixia # ativa # atividade-fisica # atividades # atividadesfisicas # atividades fisicas # atividadesparabebes # audicao # autocuidado # auto-cuidado # autoestima # auto-estima # aviao # avos # azia # baba # banhar # banhos # bebe # bebê # bebe-prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # bebe-saudavel # beleza # bem-estar # bercario # berco # bilirrubina # birras # bolsa # brincadeira # brincadeiras # brincar # brinquedos # brozeamento # brucos # bucal # cabeca # cabelo # cabelos # cadeirinha # cafe # caibras # calcio # calma # calor # canal # cancao # cancoes # cansaco # cansada # caracteristicas # carinho # carrinho # carta # casa # casais # casal # casorio # catapora # causas # cefaleia # cefalica # celulas-tronco # cerebral # cerebro # cesarea # cesaria # cesariana # cha # cha-de-bebe # checklist # choro # chupeta # cicatrizacao # ciencia # cigarro # ciumes # coceira # cognitivo # colestase # colestase-gestacional # colicas # colostro # comemoracao # comemorar # comida # comodidade # compahia # compaixao # companheiro # complicacao # complicacoes # compras # comunicacao # congelar # conselhos # consenso # construir # contagio # contemporanea # contracao # contracoes # contraindicadas # conversar # convidados # cordao # cordao-umbilical # corpo # cosmeticos # costas # creche # criacao # crianca # criancas # criatividade # cuidado # cuidados # cuidar # cultivo # cultural # data # decidua # decima # decimo-primeiro # decimo-segundo # decisao # decoracao # dedos # dente # dentes # denticao # dentista # depressao # dermatite # desafio # descansar # descoberta da gravidez # desejos-sexuais # desenvolviemento # desenvolvimento # desenvolvimentoatipico # desenvolvimentoinfantil # desenvolvimento infantil # desevolvimento # desfralde # diabetes # diabetes-gestacional # diagnostico # dicas # dieta # diferencas # dinheiro # disciplina # distancia # distanciamento # doencas # doencas-infecciosas # doente # domiciliar # dor # dor-de-cabeca # dores # dores-de-cabeca # dormir # drogas # ecografia # e-commerce # economia # ectopica # eczema # educacao # ejecao-fetal # embriao # emocao # emocional # emocoes # empreendedorismo # energia # engatinhar # engravidar # entrega # episiotomia # equilibrio # equipe # escola # escutar # espaco # especial # esperanca # espermatozoides # estimulacao # estimular # estimulo # estimulos # estocar # estomago # estresse # estrias # etapa # etapas # etapas-do-parto # eterno # exames # excercicio # exercicio # exercicios # exercitar # expulsao # extracao # fala # falar # familia # fases # fatiga # fator-rh # fecundacao # ferias # ferro # fertilidade # fertilizacao # feto # figado # filho # filhos # finanças # flora # forceps # forma # formacao # formula # fotografia # fotos # fralda # fraldas # fumantes # fumar # futuri # futuro # gases # gemeos # genero # genitais-femininos # gentileza # gestacao # gestacao gravidez # gestacao-multipla # gestacional # gestacoes # gestante # gestão # ginastica # glicose # gratidao # grave # gravida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez-multipla # gravidz # Graviidez # Gravivez # gripe # habito # hemorragia # hemorroidas # hidratacao # higiene # higiene-feminina # hipertensao # hiv # hormonio # hormonios # huggies # humor # ictericia # ictericia-fisiologica # ikigai # importancia # importantes # incomodo # indicadas # inesperada # infantil # infeccao # iniciar # inovação # instintos # intelectual # intimidade # introducao # iodo # irmao # irmao-mais-velho # irmaozinho # jardim # kegel # laboratorial # leite # leite-materno # leitura # lembranca # lembrancas # ler # licenca-maternidade # limpeza # linguagem # liquido # liquido-amniotico # lista # livros # loja # mae # maes # mala # mal-estar # mamadeira # mamae # mamilis # mamilos # manchas # marketing digital # massagem # massagens # maternidade # maternindade # materno # medicacao # medicamento # meditacao # meditar # memorias # menina # meninas # menino # meninos # menstruacao # mental # mente # metodomontessori # mimam # mineral # moderna # momentos # montessori # motor # motoras # movimentos # mucoso # mudancas # mudancas-hormonais # mulher # mulheres # multipla # musculos # musica # musicainfantil # nao-planejada # nariz # nasal # nascimento # natação # naturais # natural # nausea # nervos # neurologico # neuronios # noite # noiva # nome # nomes # nona # normal # nutricao # nutrientes # obstetra # oitava # olfato # online # opinioes # organizacao # organizar # orgao # ortopedico # ossos # ovulacao # ovulo # pai # papinha # parteira # parto # parto-em-casa # parto-multiplo # parto-natural # partos-multiplos # parto-vagina # passeios # passinho # passinhos # passos # paternidade # paterno # pe # pediatra # pele # pelves # peso # ph # pirraca # placenta # planejamento # planejamento financeiro # posicao # pos-natal # pos-parto # poupar # pre-eclampsia # prematuro # pre-natal # pre-parto # presentes # pressao-arterial # prevencao # primeira # primeira-semama # primeiro # primeiros-dias # primeiros passos # probabilidade # propósito # protecao # prurido # puerperio # pulmoes # qualidade # quantidade # quarentena # quarto # quinta # receitas # recem-nascido # recem-nascidos # recordacao # redescobrir-se # reflexos # refluxo # relato # relaxar # relaxoes-sexuais # relaxr # repouso # respiracao # respirar # restaurante # revelacao # rh # risco # riscos # ritual # rotina # roupas # sabonetes # saidas # sal # sangramento # sangramento-de-implantacao # sangue # saudavel # saude # saude-mental # saude-oral # segundo # segundo-trimestre # seguranca # seios # semana # sensacoes # sentidos # setima # sexo # sexta # sexto-mes # sexual # silabas # sinais # sindrome # sintomas # social # socializacao # solidos # som # sonho # sono # sons # suplementacao # suplementos # supreme # surpresa # sutia # tamaho # tampao # tato # tecnologia # tela # temperatura # tempo # tentante # terapia # terceiro # termometro # teste # timidez # tornar-se # trabalhar # trabalho # trabalho-de-parto # trabalho-parto # transicao # transplante # transvaginal # tratamento # tratamentos # trauma # treinamento # trigemeos # troca # troca-de-fraldas # trompa # truques # tummytime # ultimo # ultrassom # unhas # urina # urinaria # urticaria # utero # vacina # vacinacao # vacinas # vagina # vaginal # vaidade # varizes # vegetariana # veia # ventre # viagem # viajar # vida # vigilia # virtual # virus # visao # visão # visitacao # vomitos # vulva # yoga