Dicas: hábitos de sono e descanso

Se adaptando ao sono do bebê recém-nascido

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #recem-nascido

Uma vida de pais não seria caótica se não fossem as noites de choro e sonos interrompidos. Mas, esta vida é linda se compreendemos os tempos de descanso, o processo de adaptação que devem fazer e o sono do bebê recém-nascido.

O seu bebê está em uma etapa na qual as mudanças acontecem a uma velocidade que não pode ser comparada com nenhuma outra etapa da sua vida. Nem mesmo na adolescência crescerá e mudará com tal rapidez. Não se esqueça de que ele passou da fase de viver em um meio acolchoado e seguro, a ter que dormir em um berço, muito bonito, mas muito menos confortável que a barriga de sua mãe.

O sono do bebê recém-nascido não é igual ao dos adultos

Para ajudá-lo a dormir, por exemplo, é muito importante ter alguns dados sobre como é o sono dos bebês, sobretudo porque têm um sono muito diferente ao dos adultos e, às vezes, têm hábitos diametralmente opostos.

Por exemplo, se os adultos destinam 8 horas para descansar, os bebês destinam essa mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 15 horas que ficam são ocupadas em dormir, acordando a cada três horas nas quais se dedicam, especialmente, a alimentar-se.

Por isso, não é possível e, até é contraditório, achar que os bebês recém-nascidos se adequem rapidamente aos nossos costumes e necessidades. Muito mais simples é que desde o começo a mãe e o pai assumam que a maneira na qual entendiam o descanso, até o momento, durante estes primeiros meses vai ser modificada completamente.

Aos três meses: gerando hábitos no sono do bebê recém-nascido

Logo a partir dos 3 meses do bebê, existe uma possibilidade de se adaptar e ter fases de sono mais prologadas pela noite. Você vai perceber porque nesse mesmo período o bebê, naturalmente, vai estar mais tempo acordado durante o dia. Se as suas intenções são gerar hábitos de sono para o seu bebê, é recomendável esperar um tempo prudencial que, como mínimo, se aproxima aos 3 primeiros meses.

Enquanto você se acomoda a este novo caos que são as noites com o seu bebê, pode aproveitar o bonito que é aprender junto com ele. Enquanto você descobre as características do sono de um recém-nascido, o seu bebê irá se adaptando a este novo mundo que lhe é apresentado.