Mãe dando de mamar

Conhecendo os primeiros reflexos do bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #recem-nascido

Os recém-nascidos realizam uma série de reflexos primários, que os ajudam a respirar e se alimentar, se chamam primários porque são essenciais para a sobrevivência do bebê. Aos poucos, o seu bebê crescerá e conhecerá melhor o mundo, desenvolverá os seus sentidos, como a audição, o tato e a visão; e coordenará melhor os seus movimentos.

Todos os bebês nascem equipados com uma série de reflexos, sendo estes os principais:

Reflexo fundamental: Se você tocar a sua bochecha, o seu bebê girará a sua cabecinha para essa direção, explorando com a sua boca.

Reflexo de sucção: O seu bebê suga qualquer coisa que se aproxime da sua boca! E mediante o reflexo de deglutição, pode engolir líquidos sem se afogar. É graças a estes reflexos que o seu bebê é capaz de se nutrir desde o momento no qual nasce, seja nos seios ou na mamadeira.

A mão de um bebê segurando um dedo

Reflexo de apreensão: Se você puser qualquer coisa sobre a sua palma, como o seu dedo, por exemplo, o seu bebê, instintivamente, tentará fechar a sua mão ao redor dele. Esta resposta diminui normalmente ao redor dos três ou quatro meses, quando é substituído por um movimento voluntário.

Reflexos do bebê

Reflexo da marcha: Aparece no terceiro ou quarto dia de nascimento. Se você levantar o seu bebê, segurando-o por debaixo dos braços e mantendo-o em uma posição erguida, apenas tocando o piso ou alguma superfície, o seu bebê esticará as suas perninhas. Se ele sente suavemente o contato com alguma superfície, os seus pezinhos tentarão dar pequenos passos.

No recém-nascido, os movimentos de braços e pernas costumam ser bruscos e pouco controlados. Ainda não pode manter a sua cabeça erguida por si só, mas se você o deitar de barriga para cima é capaz de girá-la suavemente para os lados; e quando está de bruços, pode levantar a sua cabecinha durante poucos segundos.

Se os primeiros movimentos do seu bebê parecem surpreendentes, espere que comece a engatinhar ou dê os seus primeiros passos! Garantimos que será uma das experiências mais incríveis que você pode ter como mãe.