O ciúme do irmãozinho mais velho

Preparando o irmão para a nova estagios

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #maternidade

Adaptar-se a um novo irmãozinho é mais fácil do que parece

É completamente normal que o irmão mais velho sinta ciúmes do novo bebê, pois agora a maior parte da atenção, que antes era só para ele, se concentra no novo integrante da família. Ainda que não seja nada de outro mundo, trata-se de um processo de adaptação que pode ser complicado, mas não impossível!

O que fazer durante a gravidez?

  • Elogie o irmão mais velho quando fizer algo por si mesmo, como vestir-se. Isto reforçará a sua autonomia.
  • Compartilhe a gravidez! Faça que sinta os movimentos do bebê no seu ventre. Inclusive, pode levá-lo à consulta quando for fazer um ultrassom ou ecografia.
  • Peça que a ajude a decorar o quarto do bebê, faça ele se sentir parte da nova aventura!
  • Conte um conto! Há muitos livros para crianças que tratam sobre o que ocorre durante a gravidez e o que acontece depois que nasce um bebê.
  • Vejam as fotos de quando ele era bebê e lhe conte como cuidavam dele: como foi o seu primeiro banho, os seus primeiros passos e o pequeno que ele foi também. Isto o ajudará a entender melhor as necessidades do seu futuro irmãozinho.

hermano mayor

E quando o novo irmãozinho chegar em casa?

O irmão mais velho também merece ser parabenizado pelo seu novo papel na família! Uma boa ideia é dar um presente e dizer que foi trazido pelo seu novo irmãozinho. Os recém-nascidos são delicados, é certo, mas, também, mostrar ao seu filho mais velho que confia nele o fará se sentir seguro. Permita que segure o seu irmãozinho no seu colo quando ele se sentir pronto para isso.

Não fique frustrada se ele se negar a segurá-lo, é normal que esteja assombrado, apesar de tudo, ele nunca tinha sido irmão mais velho antes! Se ele não está pronto, sugira que ele segure a sua mão ou que ajude a pôr as meias. Alguns irmãos mais velhos se sentem melhor começando aos poucos.

E, por último, distribua muitos abraços e beijos! As mostras de carinho são essenciais para que o irmãozinho mais velho se sinta querido e seguro durante esta nova etapa.