Lista física e emocionalmente

Relação sexual depois do parto

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #sexo, #cuidados, #saude

A maioria dos médicos recomenda esperar pelo menos 40 dias para voltar a ter relações sexuais depois do parto. Porém, alguns casais precisam de mais tempo do que outros, pela simples razão de que todos são distintos. Além disso, a gravidez de cada mulher é diferente, assim como as necessidades e emoções de cada mãe. Neste artigo tentaremos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre a vida sexual depois do parto.

É normal desejar não ter relação sexual?

Durante o primeiro ano depois de ter um bebê, 60% dos casais manifestam que são menos ativos sexualmente do que costumavam ser. A perda do desejo sexual é comum, especialmente nas mulheres e obedece a muitos fatores, sendo a fatiga um dos mais importantes.

Além disso, o desajuste hormonal, próprio da gravidez, pode exercer a sua influência, provocando que nos sintamos pouco atrativas e incômodas com a aparência do nosso corpo. Este sentimento é muito comum e a maioria das mães passa por algo similar. Se este é o seu caso, fale com o seu companheiro sobre como se sente e procurem juntos uma solução, você não está sozinha!

Comunicação ferramenta fundamental

O que faço se ainda sinto muita dor?

Um parto natural ou uma cesariana exige muito dos nossos corpos e é normal que sigamos doloridas, inclusive depois dos 40 dias. Se você sente dor quando tem relações sexuais, a causa pode ser os pontos da episiotomia, sendo melhor esperar algumas semanas. Consulte o seu médico, ele é o mais indicado para lhe aconselhar.

Como posso reativar a intimidade com o meu companheiro?

Há muitas formas! Podem começar com uma massagem ou ter relações sexuais sem penetração. A comunicação é o mais importante, para que ambos voltem a se conectar fisicamente. Falem sobre como se sentem e o que gostariam de provar, com certeza encontrarão novas maneiras de aproveitar o sexo entre vocês.