Hábitos de sono do recém nascido

O sono do bebê durante os primeiros meses

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #cuidados, #recem-nascido, #saude

Durante as primeiras semanas de vida do seu bebê toda a sua energia está canalizada em cobrir as suas necessidades básicas, como respirar, comer e digerir os alimentos. E, isto acaba por esgotar sua energia, por isso sente tanto sono e dorme tanto tempo.

À medida que vai crescendo, o seu bebê adquirirá uma rotina e hábitos de sono definidos. Cada bebê se desenvolve e aprende no seu próprio ritmo, sendo comum que tenhamos muitas dúvidas sobre o que é normal e o que não nesta etapa. Por isso, neste artigo tentaremos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o sono dos recém-nascidos:

Quanto tempo o meu bebê precisa dormir?

Os bebês são diferentes e, portanto, suas necessidades também o são. Porém, é fato que os recém-nascidos possuem maiores necessidades energéticas e, por vezes, precisam dormir até 18 horas por dias para repô-la. À medida que se desenvolvem essa demanda diminui passando agora mais tempo acordados.

sueño

Por que acorda tantas vezes pela noite?

Os recém-nascidos acordam toda vez que sentem fome, isso se deve ao fato de que ainda não aprenderam a regular o seu organismo, por isso durante os três primeiros meses costumam acordar muitas vezes durante a noite para mamar e, como ainda não conseguem digerir grandes quantidades de leite, precisam se alimentar de tempos em tempos, por essa razão, sono interrompido é sim uma consequência do desenvolvimento nessa fase da vida.

Quando começará a dormir durante toda a noite?

Os bebês precisam de tempo para compreender quando é de dia e quando é de noite, portanto os primeiros meses são um grande problema para as mamães. Normalmente os bebês começam a ter noites de sono completas perto dos seis meses, por isso, muita paciência nessa hora.

O que acontece quando o meu bebê dorme?

O sono é essencial para que o seu bebê tenha energia, mas, além disso quando está dormindo o seu organismo libera hormônios de crescimento que são imprescindíveis para o seu desenvolvimento.

É bom evitar que durma durante o dia?

À medida que o bebê vai crescendo você poderá fazer com que os cochilos durante o dia durem menos tempo para ajudá-lo a ter uma noite de sono ininterrupta. Mas, deve ter em mente que durante os primeiros meses é fundamental que o bebê descanse todo o tempo que precisa.

Como posso ajudá-lo a dormir melhor?

Atente-se para a iluminação ambiente: a luz não precisa ser muito forte e nem muito fraca.

A luz natural em pequenas quantidades é excelente para regular o ciclo circadiano, isto é, o relógio biológico que diz ao nosso organismo como funcionar durante o dia e como funcionar durante a noite.

Crie um ritual e siga-o

Colocar uma música clássica, um banho relaxante pela noite ou, inclusive, ler para ele, podem ser de grande ajuda para tranquilizar o bebê e prepara-lo para a noite de sono.

Todos os bebês são diferentes e alguns demoram mais que outros em adotar hábitos compatíveis com os hábitos dos pais; e a verdade é que nos primeiros meses é praticamente impossível controlar as suas horas de sono, sendo assim, talvez, o melhor conselho que podemos dar é aproveite quando o seu bebê estiver dormindo para cochilar!