Mãe verificando a temperatura do bebê

Verificando a temperatura do bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #cuidados, #saude

A temperatura normal dos seres humanos costuma oscilar entre os 36 e 37 graus centígrados. A temperatura do seu bebê pode variar segundo a parte do corpo e é normal que mude um pouco durante o dia, pois às vezes o choro ou a atividade física podem fazer que a sua temperatura se eleve um pouco. Recomendamos medir a temperatura do seu bebê quando estiver saudável, desta maneira será mais fácil identificar se a sua temperatura sai dos parâmetros habituais.

Que tipos de termômetros existem?

Existem muitos tipos de termômetros para medir a temperatura do seu bebê. Os mais comuns são:

  • Termômetro analógico (mercúrio): ainda que existam uns mais rápidos que outros, em geral, você deve esperar pelo menos 5 minutos para obter uma medição real. A desvantagem destes termômetros é que podem ser difíceis de ler se você não estiver familiarizada com eles.
  • Termômetro digital: ainda que alguns possam ser lentos, a sua principal vantagem é que são muito precisos, além disso, a maioria conta com um alarme que avisa quando a temperatura real já foi registrada.
  • Termômetro fita testa: pode ser fixado em qualquer parte do corpo, podendo ser mais cômodos para o seu bebê que os termômetros convencionais. Entretanto, em realidade, servem para dar uma ideia aproximada da temperatura, já que em algumas partes do corpo, como a testa, podem chegar a marcar até um grau a mais sobre a temperatura real.

Mãe monitora a temperatura do seu bebê

Temperatura oral, axilar ou retal: qual é a mais precisa?

Considere que a temperatura oral é a mais exata. Às vezes, a temperatura axilar costuma marcar 0,5 graus menos que a temperatura real; por exemplo, se o termômetro marca 37,5 grados, a temperatura realmente estará perto dos 38. Com a temperatura retal acontece o contrário, já que, geralmente, marca 0,5 graus mais sobre a temperatura real.

Se a temperatura do seu bebê sobe repentinamente, o mais importante é que a monitore constantemente e da maneira mais precisa que pode para garantir que se mantenha por debaixo dos 38° centígrados.