3 semanas de gravidez: seu coração se desenvolve

A 3ª Semana de gestação: ovulação, fertilização e implantação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gestacao, #estagios, #desenvolvimento

Uma concepção bem-sucedida passa por três fases essenciais que determinam o futuro da gravidez: ovulação, fertilização e implantação do óvulo.

Na concepção, o seu óvulo maduro é fertilizado por um espermatozoide. A fertilização acontece quando o espermatozoide atinge o óvulo e consegue perfurar com sucesso a sua membrana externa.

Já na 3ª semana de gravidez, o óvulo fecundado, viaja até o útero. Agora, o óvulo é um zigoto — um conjunto de células que se dividem rapidamente. Neste momento, útero se prepara para receber o óvulo, engrossando-se — isto ocorre todos os meses nos quais ocorre ovulação. Caso a camada mais interna do útero, o endométrio, não recebe o óvulo fecundado, este se desprende e é expelido pelo corpo, dando início à menstruação.

3ª semana de gestação: os sintomas 

Caso o óvulo fecundado se implante não haverá menstruação, dando início a geração de uma vida, a mulher deve se atentar para os seguintes sintomas da implantação do óvulo no útero:

  • Que o muco cervical tem sangue;
  • Dores importantes como os sintomas do ciclo menstrual;

Estes sinais ocorrem, em geral, de 7 a 12 dias após a fecundação. Neste tempo, da fecundação, a união do óvulo com o espermatozoide se transforma em uma célula que se dividirá sucessivamente e adquirirá uma formação que inicialmente terá duas camadas, uma externa que formará a placenta e outra que formará o embrião. Ambas estarão unidas à camada do útero que tinha se preparado para recebê-lo.

3ª semana de gestação: quando se converterá no seu bebê?

O zigoto se mantém pelas duas semanas seguintes, logo depois se transforma em embrião, em seguida um feto e, finalmente, um bebê.

O sexo do bebê

O sexo do bebê é definido no momento da concepção, ou seja, desde a ovulação. Ele será determinado pelos cromossomos presentes no espermatozoide. Se o espermatozoide contém um cromossomo X, você vai a ter uma menina, mas se o cromossomo for Y, então terá um menino.

Cuidados

Se você está tentando conceber, deve ingerir vitaminas, especialmente ácido fólico; este previne o aparecimento de defeitos congênitos, especialmente aqueles relacionados com o desenvolvimento neural do feto.

Vale lembrar que a evolução de crescimento do bebê varia principalmente considerando os fatores genéticos, recomendamos que você se atente para a semana anterior e posterior à semana que você se encontra atualmente, e, lembre-se o acompanhamento pré-natal com o obstetra é de extrema importância para saúde de mamãe e bebê.