Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Acne na gravidez: como cuidar?
A gestação, muitas vezes, é um dos momentos mais bonitos da vida da mulher, mas também vem acompanhada de um furacão de hormônios que pode fazer uma verdadeira revolução no corpo e na cabeça.
Um dos efeitos de toda essa mudança pode ser o aparecimento da acne na gravidez. Isso acontece porque, durante a gestação, alguns hormônios que ajudam a regular o equilíbrio da pele das mulheres, como o estrógeno e a progesterona, podem atingir níveis 10 e 30 vezes maiores do que o normal, desregulando esse equilíbrio. O curioso é que esse desequilíbrio pode significar, para algumas mulheres, uma melhora na pele e, para outras, a volta ou o surgimento das inflamações acneicas.
Diferente das acnes na adolescência, a acne gestacional costuma se concentrar na região dos maxilares e do pescoço, podendo se estender até às maçãs do rosto. É possível também que a gestante encontre espinhas nas nádegas e no colo. O processo inflamatório, nesse período, também costuma ser bastante dolorido.
Como tratar?
“O principal é manter a pele sempre limpa, usando sabonetes específicos para o rosto”, explica a dermatologista Luisa Kelmer. No momento da limpeza, é possível já combinar um pouco de tratamento usando sabonetes que contenham zinco, que é um princípio ativo que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e é seguro para gestantes.
Também é importante manter a pele sempre hidratada, mesmo que a sua pele seja mais oleosa. Peles oleosas que não estejam hidratadas podem ser acometidas pelo “efeito rebote”, quando a pele produz mais óleo e isso piora a inflamação. “Outra dica importantíssima é o protetor solar — além de prevenir contra manchas, melasmas e envelhecimento precoce, também evita que as inflamações que já estão secando formem cicatrizes”, pontua Luisa.
Mas antes de sair comprando mil produtos, procure um ou uma dermatologista de confiança, pois o ideal é que sejam itens aprovados e seguros. Alguns ativos, como ácidos retinóicos, devem ser evitados pelas gestantes, por isso é importante ter orientação profissional.
Outra dica para prevenir e tentar diminuir a inflamação das espinhas na gravidez é cuidar da alimentação e ter boas noites de sono, também tentando evitar estresses desnecessários.
A boa notícia é que, quando os hormônios começam a voltar aos níveis normais depois da gravidez, a acne tende a desaparecer. Então, não se assuste se tiver um reencontro com a acne, pois, em breve, ela vai embora.
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.
Para mais conteúdos sobre saúde materna, acesse o Mais Abraços!