Vitaminas B, C E D na gravidez

cuidados-se agora vale por dois, dobre a atenção sobre a sua rotina de alimentação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #gestacao, #alimentacao, #desenvolvimento

Cuidar-se agora vale por dois, razão pela qual você deverá duplicar a atenção nos hábitos de alimentares. Na realidade não é nada muito complicado, só modificar um pouco os seus hábitos e ter presente os alimentos que contêm os nutrientes essenciais para geração da vida.

Uma das vitaminas mais importantes é o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, já que é um nutriente essencial antes e durante a gravidez, ao ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso e o cérebro do seu bebê, assim como para o seu crescimento saudável e formação de glóbulos vermelhos. Uma fonte rica nesta vitamina são os legumes e os vegetais de folha verde.

A vitamina que ajudará você a digerir as proteínas e as gorduras é a B6. A respeito deste nutriente, curiosamente seus níveis são altos no seu bebê, mas baixo em você, assim você deverá consumi-la da maneira informada. Por fazer parte do grupo das vitaminas B, é um grande complemento para o ácido fólico e os seus benefícios.

Ácido fólico para gestantes

Outra vitamina que não pode faltar é a vitamina D. Esta é um complemento do cálcio, pois favorece a sua absorção, fortalecendo os ossos e dentes do seu bebê. Por pertencer ao grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que não se dissolvem na água, a vitamina D se acumula nos tecidos gordurosos do organismo, e a sua superdosagem pode ser danosa, por isso, seu consumo deve ser realizado sob supervisão médica.

E a vitamina da tranquilidade e da proteção que não pode faltar na sua dieta é a vitamina C, porque o seu principal benefício é o de proteger o seu bebê de sustâncias nocivas que você pode ingerir sem perceber. Também, é um grande aliado se antes de engravidar você fumava, consumia bebidas alcoólicas ou tomava anticoncepcionais.

Existem vários suplementos vitamínicos baseados em ervas, entretanto, antes de começar a tomá-los, é muito importante conhecer os efeitos secundários que podem ter em você e no seu bebê.

Obviamente, não são todos os nutrientes que você precisa, mas alguns são essenciais para que a sua gravidez se desenvolva de maneira saudável. Outro nutriente que você não deve perder de vista e que não contém nenhum alimento, é o seu amor, é importante que o consuma em grandes quantidades, os seus benefícios são infinitos.

Mais adiante, compartilharei uma tabela com os alimentos que contém estas vitaminas para que você possa consumi-los de maneira natural, ainda que sempre existe a possibilidade de usar suplementos que as contenham, sempre com prescrição do seu médico.