Anemia parto natural ou cesariana

Anemia na gravidez: sintomas e próximos passos

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #saude, #cuidados

A anemia é a baixa de hemoglobina — células vermelhas do sangue —, ou seja, uma baixa significativa da produção causada pela falta de nutrientes indispensáveis ao corpo humano. As células vermelhas são as responsáveis por levar o oxigênio para todo o organismo, e embora, não afete o bebê, pode influenciar na sua saúde, provocando cansaço, tonturas e debilidade muscular.

Durante a gravidez além do consumo recomendado de nutrientes, é preciso, também, garantir a ingestão dos nutrientes que o bebê necessita para se desenvolver com saúde. O bebê recebe comida e oxigênio através do sangue, por isso, o seu corpo vai precisar produzi-lo em maiores quantidades. Para que garantir que as necessidades de ambos sejam supridas da melhor forma possível é muito importante o consumo de ferro durante a gravidez.

Os efeitos da anemia na gravidez


A anemia durante a gravidez, não afeta diretamente a saúde do bebê, pois este encontrará todos os nutrientes de que precisa no seu corpo, você sim, sofrerá consequências severas da falta do mineral ferro em sua dieta:

  • Cansaço
  • Debilidade muscular
  • Dores de cabeça
  • Falta de apetite
  • Tonturas
  • Sensação de falta de ar
  • Zumbido nos seus ouvidos
  • Inchação

Já a anemia em estágio avançado pode impactar o seu bebê de forma a antecipar o parto prematuro ou alterar a sua proporção de peso, devido ao fato de não receber todo o oxigênio que precisa. Neste caso, durante os seus primeiros meses o seu bebê será capaz de regular os níveis de ferro através do leite materno.

Fui diagnosticada com anemia na gravidez, e agora?

É muito importante que durante a gravidez você consuma o dobro de ferro para garantir o seu bem-estar e o do bebê. Estes podem ser encontrados principalmente nas carnes vermelhas. E vale lembrar, que é sim possível encontrar o ferro nos frutos do mar, aves, cereais enriquecidos com ferro, aveia, verduras de folhas verdes e frutos secos, porém, o ferro desses alimentos não é tão bem absorvido quanto o ferro presente na carne vermelha. Existem suplementos que não são prejudiciais para o seu bebê e que ajudam você a aumentar a quantidade de ferro no seu corpo, porém estes costumam ter como efeito colateral a prisão de ventre. Para contrabalançar os seus efeitos você pode comer fibras e beber bastante líquido. Outra dica bacana é o uso da vitamina C como aliada, o consumo de vitamina C junto às refeições aumenta a absorção do ferro pelo organismo.

Ante a presença de qualquer sintoma de anemia, mesmo que isso seja uma verdade para você, é recomendável consultar um médico especializado, ele através de um exame de sangue vai indicar o tratamento correto e as dosagens certas.