Características do controle pré-natal

Benefícios da preparação psicoprofilática

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #cuidados, #saude

Os programas de preparação para o parto são oferecidos por parteiras, obstetras, pediatras e psicólogos. O ideal é que você esteja acompanhada pelo seu companheiro, para que vivam este processo juntos.

Você já se perguntou: o que é a preparação psicoprofilática?. Contamos para você que é o curso pré-natal mais recomendado, além disso, na maioria de centros médicos, há preparação psicoprofilática grátis. A seguir, deixaremos uma lista de benefícios do controle pré-natal.

Razões da importância do controle pré-natal por meio da preparação psicoprofilática

  • Você conhece a parteira, já que, geralmente, os cursos pré-parto são dados pela obstetra que a atenderá no parto.
  • Ajuda você a viver a gravidez com mais segurança, porque os futuros pais dividem as suas experiências com outros casais e podem expressar as suas dúvidas com os especialistas que dão o curso.
  • Você aprende exercícios de relaxamento e respiração, que a ajudará aliviar a dor das contrações, a ter um parto mais curto e a diminuir o risco de que o bebê sofra enquanto nasce.
  • Você pratica exercícios localizados, para amenizar os incômodos, típicos do terceiro trimestre da gravidez, etc.
  • As aulas pré-natais proporcionam conhecimentos sobre o parto, o que ajuda que seja mais fácil detectar quando começam as contrações que levam ao trabalho de parto, com o seu período de dilatação, expulsão e nascimento.
  • É de grande importância, ainda que o nascimento seja por cesariana programada ou mesmo que já tenha outros filhos, porque a preparação abrange outros aspectos de interesse para os futuros pais, como a recuperação e os cuidados do recém-nascido, além de avaliar constantemente a saúde no curso pré-natal.
  • Descobrir os benefícios do aleitamento materno, o que permite compreender a importância do primeiro contato com o bebê, o colostro e a descida do leite.
  • Conhecer sobre os controles do recém-nascido, que realizam o neonatologista e a enfermeira pediátrica na maternidade. Além disso, os orientam sobre, por exemplo, as vacinas que deve receber o bebê e o uso da chupeta.
  • Outro dos grandes benefícios do controle pré-natal e seus cursos, é que incorporam conselhos para os primeiros dias em casa, como o cuidado do cordão umbilical, as trocas de fraldas e a higiene do recém-nascido.
  • Receba conselhos sobre os cuidados durante o pós-parto, que podem variar de acordo com a duração e a força do trabalho de parto, e sobre o uso de procedimentos como a episiotomia e a cesariana.