Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Enfim o exame de gravidez deu positivo. Uma jornada de descobertas e de muita emoção começa agora. Calcular data do parto e descobrir quando seu filho ou filha chegará é uma das primeiras.
Leia também:
Quais são os sinais do trabalho de parto
Fórceps: o que é e como pode ser usado no parto
Como é o pós-parto de uma cesárea
A gestação dura, em média, 266 dias ou 38 semanas após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Como nem sempre se sabe quando o óvulo foi fecundado, os médicos costumam contar 40 semanas ou 280 dias após a data da última menstruação, para assim descobrir o dia em que o bebê vai nascer.
É preciso esclarecer que a fecundação não ocorre no primeiro dia após a última menstruação –ela acontece em torno de 15 dias após essa data–, mas a contagem é feita assim para permitir margem maior de acerto da data prevista para o parto.
Existem dois cenários para calcular a data do parto. O primeiro é quando se sabe a data da última menstruação e o segundo é quando não se sabe. Quanto mais regular for o ciclo menstrual, mais fácil será calcular.
Quando se sabe a data da última menstruação
Sabendo a data da última menstruação, pode-se calcular de duas maneiras. Na primeira, some 40 semanas ou 280 dias à data inicial do ciclo. Na segunda maneira, adicione sete dias ao primeiro dia do último período menstrual e depois mais nove meses.
Quando se sabe o período em que menstruou
Mesmo quando a mulher não sabe a data exata da última menstruação, mas sabe se ela ocorreu no início, no meio ou no fim do mês, pode-se calcular a data do parto adotando-se o seguinte raciocínio:
Se a última menstruação foi no começo do mês, considera-se o dia 5 como início e somam-se 40 semanas ou 280 dias a ele.
Se a última menstruação aconteceu no meio do mês, considera-se o dia 15 como início e adicionam-se as 40 semanas a ele.
Agora, se a última menstruação aconteceu no fim do mês, assume-se como início o dia 20 e procede-se à conta como descrito nas duas situações anteriores.
Conheça nossa Calculadora Gestacional, para descobrir a data prevista do nascimento do seu bebê.
Com uma ajudinha do ultrassom
Quando não se sabe nem a data exata da última menstruação nem o período, pode-se calcular a data prevista do parto por meio de ultrassons.
Não esqueça que a data é aproximada, já que o nascimento do bebê depende de muitos fatores. Como nenhum cálculo pode garantir o dia exato, o seu pequeno pode surpreender você no último momento. Converse com seu obstetra para que, junto com seu companheiro ou companheira, possam planejar a chegada do bebê da melhor forma.
Assim que descobrir que está grávida, a mulher deve procurar um obstetra e iniciar o pré-natal. Durante as visitas regulares, o médico vai monitorar a saúde da mãe e da criança por meio de exames clínicos, laboratoriais e ultrassonográficos.