Varizes na gravidez, tratamento natural

Evite varizes na gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #saude, #cuidados

Durante a gestação podem aparecer veias dilatadas ou, inclusive, podem piorar as que já existem. Há medidas que ajudam a prevenir as varizes na gravidez e a ter as pernas saudáveis, antes e depois do parto. Leia este artigo para conseguir ver-se grávida e saudável.


Com a gravidez, começa uma etapa na qual a consulta médica não é apenas com o seu obstetra. O seu corpo viverá muitas mudanças e distintas especialidades podem ajudar na prevenção de algumas consequências, que podem aparecer durante os meses de gestação.

O que são as varizes?

As varizes são a dilatação permanente e patológica das veias. São produzidas por vários fatores, mas a causa mais comum é a predisposição hereditária.

As veias na gravidez

A placenta é um órgão venoso e, durante a gravidez, todas as veias do organismo estão dilatadas ao máximo, o que produz um aumento do fluxo sanguíneo.


Outros fatores que influenciam negativamente na formação de varizes, são os hormônios e o aumento de peso. Além disso, com o avanço da gravidez, é produzida uma compressão do útero, que diminui o retorno venoso das pernas.

Como prevenir as varizes na gravidez

Para evitar o aparecimento de varizes durante a gravidez, você deve ter em conta as seguintes recomendações:

  • Consulte um flebologista.
  • Use meias de compressão graduada.
  • Faça atividade física.
  • Levante as pernas ao descansar.
  • Não fique de pé por muito tempo.
  • Use sapato cômodo.

A consulta com o especialista sempre será melhor se ocorrer antes do aparecimento de aranhas ou derrames, já que durante a gestação não é conveniente iniciar nenhum tratamento.

Toda grávida com ou sem varizes se verá beneficiada com o uso de meias de compressão graduada, indicadas pelo médico flebologista. O uso desta peça diminuirá a quantidade de veias que ficarão dilatadas depois da gravidez. Além disso, apresenta outras vantagens, já que ao sustentar a barriga com firmeza, reduz o aparecimento de estrias.