Como aliviar a dor de cabeça

dor de cabeça no período gestacao

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #gravidez, #gestacao, #cuidados, #saude

É indispensável consultar o médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento. Entretanto, existem outras alternativas para evitar a dor de cabeça na gravidez e as enxaquecas durante os meses de gestação.


Durante a gravidez só devem ser utilizados remédios se for muito necessário. As indicações, com relação às dores de cabeça e enxaquecas, serão de acordo com o trimestre de gestação em curso.

Em todo caso, é indispensável a supervisão médica, devido a algumas substâncias, como a ergotamina, que podem ocasionar contrações do útero e complicar a gestação.

Terapias alternativas para a dor de cabeça na gravidez

Uma forma de evitar as dores de cabeça durante este período consiste na prática de diversas técnicas que trabalham reduzindo os níveis de:

  • Estresse
  • Tensão muscular
  • Ansiedade

Tratamento para a dor de cabeça na gravidez

Alguns métodos que são utilizados para tratar a dor de cabeça sem remédios podem ser os seguintes:

  • Biofeedback - uma prática tradicional, utilizada em todo o mundo, que permite controlar certos parâmetros corporais que influenciam na dor.
  • Digitopuntura - que se baseia em aplicar pressão nos pontos de energia tradicionais chineses.
  • Massagens - que são efetivos para relaxar e controlar o estresse.

Outras técnicas como o relaxamento muscular progressivo e o treinamento autógeno, por exemplo, são muito eficazes, mas devem ser realizados apenas por pessoas treinadas nestas metodologias. Por sua vez, o tratamento individualizado por cada paciente dependerá da intensidade da dor e dos sintomas associados, por exemplo, náuseas ou vômitos.

Desde a nossa casa

Algumas condutas podem ser implantadas na casa para tratar as dores de cabeça:

  • Descansar
  • Colocar panos frios sobre a testa

Se a dor de cabeça não desaparecer, pode ser utilizado paracetamol. Porém, você deve consultar com o seu obstetra qual pode ser a melhor medida para encontrar as causas e tratar este problema durante a gravidez, sem prejudicar a saúde do seu bebê.