Sintomas e mudanças em seu corpo durante o quarto mês de gravidez

Novos hábitos e cuidados

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 7 Outubro, 2020 // #bebe, #cuidados

Você mais bonita com o passar dos meses

Algumas das mudanças que o seu corpo e estado de ânimo sofrerão durante a gravidez se verão refletidos na sua pele, unhas e cabelo. Inclusive, você poderia desenvolver alergias ou sensibilidades que antes não tinha. Mantenha-se alerta e comunique qualquer mudança ao seu ginecologista, já que esta poderia ser um sinal de alguma carência.

É muito importante que você tenha em conta que, a partir de agora, tudo o que fizer e consumir pode chegar a afetar o seu bebê. Isto não quer dizer que tenha que abandonar os seus hábitos cosméticos e que deixe de estar linda, só é questão de fazer pequenas mudanças e criar novos rituais de beleza.

Não faça!

Estes hábitos e produtos, definitivamente, devem ser evitados durante a sua gravidez e, provavelmente, até que termine o seu período de amamentação:

  • As tintas de cabelo com amoníaco e sais de chumbo (estes químicos podem danificar, durante o primeiro trimestre, os órgãos do seu bebê).
  • Tratamento para tratar a acne ou antienvelhecimento, com retinol e ácido salicílico, podem afetar de forma negativa a sua pele, devido à sensibilidade desta, penetrando na placenta e causando danos ao feto.
  • Aerossóis para o cabelo e esmaltes de unhas com ftalatos, estes químicos podem alterar os níveis dos hormônios e ocasionar problemas de nascença.
  • Cremes anticelulíticos com cafeína (a cafeína poderia causar desidratação em você e modificar os padrões de sono do seu bebê, entre alguns outros efeitos).
  • Rímel com conservantes, pois a ureia diazolidinil libera formaldeído ou compostos com mercúrio, como os sais fenilmercúricos, acetato ou nitrato.
  • Adeus saunas e banhos muito quentes. O excesso de calor pode produzir contrações, por isso recomenda-se fazê-lo depois do segundo trimestre, que é quando o risco de aborto é menor.
  • Maquiagem e perfumes com parabenos, pois seus conservantes estão relacionados à defeitos de nascença, aborto involuntário e problemas reprodutivos.

A picture containing person, plate, table, sitting Description automatically generated

Faça!

Qualquer mulher gosta de se ver bela e mimada, por isso, é essencial saber quais são os rituais de beleza que você poderá seguir fazendo e, se ainda não os faz, começá-los hoje mesmo:

  • Peelings corporais com hidratação, massagens antiestrias e faciais com oxigênio, ajudarão a melhorar a retenção de líquidos, eliminar as dores na lombar, diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Tratamentos antiestresse ajudarão, também, a aliviar alguns incômodos como lumbago, cãibras, dor das articulações, etc.
  • Aplique compressas frias nas suas pálpebras, para reduzir a inflamação ocasionada pela retenção de líquidos.
  • Use produtos com ingredientes naturais, pois não contêm sustâncias tóxicas para o seu bebê, como os derivados do petróleo, parabenos e sulfato de sódio.
  • Proteja-se do sol com cremes que não contenham parabenos nem fragrâncias alergênicas e com um FPS de 30. As mudanças hormonais na gravidez podem provocar o aparecimento do cloasma, manchas escuras no rosto, assim, a exposição ao sol sem proteção poderia favorecer o seu aparecimento.

 

Definitivamente, os remédios caseiros com ingredientes naturais e uma boa alimentação, serão a sua melhor opção para estar radiante nesses nove meses. Se você tiver alguma dúvida sobre algum produto em específico, consulte o seu ginecologista e o seu dermatologista.