Viajar nos primeiros meses de gravidez

Viaje durante a gravidez com segurança

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #gravidez, #seguranca, #bebe

Estar em gestação não impede que você siga fazendo coisas habituais, como viajar de avião grávida, você só tem que encontrar o meio mais adequado para você e tomar algumas precauções adicionais.


Caso você esteja planejando uma viagem longa, o avião é sempre o melhor meio, também durante a gravidez. Se você puder planejar a data, o mais conveniente é viajar depois do seu terceiro mês, ainda que se tiver que viajar antes, não há uma contraindicação geral.


Por outro lado, a maioria das companhias aéreas só aceitam mulheres grávidas até os 7 meses. Entretanto, isto pode variar e, às vezes, podem solicitar um atestado médico, por isso é bom que você fale antes com a companhia aérea com que pensa viajar, para se informar bem sobre a sua política neste tema.

As possíveis restrições das companhias aéreas não são porque seja mais perigoso, mas sim para evitar a possibilidade de que você dê as boas-vindas ao seu bebê na cabine de um avião e como proteção legal, caso surja alguma complicação. Logo, é melhor que você não se afaste muito do lugar onde tem planejado ter o seu bebê, por que qualquer imprevisto que pode acontecer.


É sempre bom consultar com o seu médico antes de cada viagem, para saber se ele tem alguma recomendação especial. Se você estiver planejando ficar fora por um tempo prolongado, lembre-se de perguntar se ele pode recomendar outro profissional na região, para o caso de emergência. Também é imprescindível contratar um bom seguro viagem.

Compartilhamos os seguintes conselhos para viajar de avião grávida:

  • Tire os sapatos, porque é muito provável que os seus pés e pernas inchem.
  • Lembre-se de levantar e caminhar um pouco a cada hora, como mínimo, para esticar as pernas e melhorar a sua circulação.
  • Enquanto você estiver sentada, gire os seus tornozelos de vez em quando.
  • Tome muita água antes e durante a viagem, mas evite as bebidas alcóolicas, o café, os refrigerantes e o chá, porque tendem a desidratar.
  • Não coma mais do que indica o seu apetite, porque não é bom que sobrecarregue o seu estômago, uma vez em terra é recomendável consumir uma comida bem nutritiva.

Outro conselho útil na hora de voar é escolher os assentos perto das asas ou na parte da frente, porque são os lugares onde menos se sente o movimento do avião. Com relação ao cinto de segurança, coloque-o sempre por debaixo do seu ventre. Viaje com roupa folgada e sapatos cômodos e, não se esqueça da jaqueta, porque o ar condicionado pode provocar um resfriado.


É normal que durante a viagem, especialmente durante a decolagem e pouso, você sinta náuseas, os ouvidos entupidos, tontura ou dor de cabeça. Isto pode acontecer com qualquer pessoa pelas mudanças de pressão no avião, não está relacionado com o seu estado e não representa nenhum perigo para o seu bebê.