Como lavar a genitália feminina

Como cuidados da vagina durante a gestação?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sábado 4 Janeiro, 2020 // #cuidados, #gestacao, #higiene

Os cuidados que deve ter uma mulher grávida na gestação são prioridade. A vagina sofre alterações, causadas pela mudança hormonal típica deste período. Neste contexto, uma higiene íntima inadequada pode causar infecções e até provocar complicações durante a gestação.


Uma das causas mais comuns pelas quais a vagina é infectada, é pela falta ou a inadequada higiene genital. Uma higiene deficiente pode ser consequência da falta de informação ou inclusive da incomodidade para praticá-la corretamente, devido ao grande tamanho da barriga.

Cuidados que uma mulher grávida deve ter

Na gravidez, a vagina tem mais quantidade de secreções que afetam o pH e a flora vaginal. Estas mudanças causam maior umidade, por isso é comum que quase todas as grávidas apresentem fluxo vaginal, prurido e ardência em algum momento da gestação.


Se as infecções genitais durante a gestação forem persistentes, aumenta o risco de um trabalho de parto prematuro. Recomendamos que você consulte o seu médico se algo a está incomodando ou não tem certeza do que está acontecendo.

A higiene genital

Os especialistas recomendam higienizar a área externa e intermédia, pelo menos entre uma e três vezes por dia em países com climas quentes e, pelo menos uma vez por dia em países frios.


Em quanto à técnica, o melhor é utilizar água, com movimentos circulares e secar cuidadosamente a área genital. O ideal é utilizar sabonetes com pH ácido e não alcalinos.

Outras recomendações são:

  • Utilizar roupa folgada, para favorecer a ventilação local e a irrigação de sangue necessária.
  • Trocar a roupa íntima uma vez por dia.
  • Dormir sem roupa íntima ou com roupas folgadas.