Causas e tipos de estrias na gravidez

Dicas para prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 20 Maio, 2020 // #maternidade, #saude, #cuidados

Sabemos que você gostaria que as estrias só aparecessem como palavra neste artigo e não no seu corpo, mas antes de começar a se preocupar, entenda o que são as estrias e porque aparecem.

As estrias são pequenas marcas fundas ou linhas visíveis na pele causadas pelo rompimento das fibras elásticas e comprometimento do colágeno resultante de um estresse mecânico ou estiramento.

Às vezes aparecem quando a pele estica muito em um curto período, resultado do aumento de peso repentino, por exemplo. Exercitar-se intensamente, também, pode ocasionar este tipo de lesão na pele. Podem aparecer em qualquer parte do corpo onde a pele for esticada, sendo mais frequentes em áreas que tendem a armazenar gordura, como os glúteos, quadris e seios. Também, estão relacionadas com os estrógenos durante a adolescência e na gravidez, por isso sua abordagem é tão importante aqui.

As estrias e a gravidez

As estrias aparecem no final da gravidez, quando a pele do abdômen cresce rapidamente para dar espaço para o bebê. As estrias variam de acordo com o tom da pele, podendo ser rosadas, marrom avermelhadas, roxas ou marrom escuras. Com o tempo a maioria das estrias se atenuam e algumas se desvanecem, ainda que lamentamos dizer para você que não desaparecerão por completo.

Porque as estrias saem durante a gravidez

Dicas para prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez

Pode ser que você pense que são inevitáveis, mas sim, você pode preveni-las! Que alívio, não é? Preste atenção a estas dicas que valem ouro, sim, ouro puro:

  • Controle o seu peso para que o aumento seja progressivo, assim você pode reduzir a probabilidade de que elas apareçam;
  • Os cremes hidratantes não podem prevenir o rompimento do colágeno, mas sim podem fazer que a pele esteja mais hidratada e ajudar a reduzir a coceira;
  • Cuide da sua alimentação com uma dieta rica em vitaminas A, C e E para manter a sua pele hidratada;
  • Mime-se com massagens no abdômen, ventre, coxas e seios, estas ajudarão a dar flexibilidade para a sua pele.

Aplique estes conselhos e lembre-se que você não deve ter medo das estrias nem as negar, é melhor entendê-las, aprender a preveni-las e, também, gostar delas já que são parte de você e são a prova do pequeno amor que leva dentro de você.