Frete grátis acima de R$200 (Válido para Sul e Sudeste).
Sente falta de ar na gravidez? Saiba que a sensação é natural e acontece devido a exigências próprias da gestação.
Leia também:
Líquido amniótico baixo na gravidez: entenda os riscos
Entenda os riscos do excesso de líquido amniótico
Por que o cansaço aumenta na gravidez
“Durante a gestação, além de se oxigenar, a mulher tem de oxigenar o feto. Diante dessa necessidade, a grávida lança mão de alguns recursos, como o aumento da quantidade de glóbulos vermelhos –que transportam o oxigênio– e da frequência respiratória, para incrementar a captação desse elemento. Ela ainda expande mais os pulmões para oferecer mais oxigênio ao feto”, explica o ginecologista e obstetra Ricardo Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada de Assistência ao Parto, Puerpério e Aborto da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).
Segundo Tedesco, além do trabalho extra que a mulher tem de fazer em relação à respiração, o crescimento do útero também afeta essa função.
À medida que a barriga cresce, o útero empurra todo o intestino para cima, o que prejudica o diafragma. “Quando respiramos, o diafragma abaixa; esse movimento acaba sendo limitado com o crescimento do útero”, explica o obstetra.
Sensação de falta de ar
O médico, no entanto, alerta que a falta de ar é mais uma sensação da mulher em decorrência do esforço que ela está fazendo para respirar. “Se fizermos a oximetria dela, veremos que a oxigenação está em níveis normais.”
Além disso, em etapas avançadas da gravidez, ao se deitar de barriga para cima, a gestante sente a falta de ar provocada pela compressão do aparelho respiratório, que é amenizada quando ela troca de posição. Deitar-se de lado nesses casos já é o suficiente para aliviar as dificuldades respiratórias.
“No fim da gestação, já se torna quase impossível para a mulher dormir com um travesseiro só. Tenho pacientes, por exemplo, que dizem só conseguir dormir sentadas”, diz o especialista.
Agora, se a falta de ar aparece acompanhada de dor no peito, palpitações, febre e chiados ao respirar, é importante que a grávida procure seu médico.
*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.